A Palavra se faz vida

A unção de Jesus

Jo 12,1-11

Por Pe. Geraldo Martins

Em Betânia, que significa ‘casa dos pobres’, Jesus toma refeição na casa de seus três amigos – os irmãos Marta, Maria e Lázaro, que Ele ressuscitara. Ao que parece, os discípulos o acompanhavam. Sua morte estava iminente, conforme o registro do tempo pelo evangelista: seis dias antes da páscoa (Jo 12,1).

Maria, ao ungir os pés de Jesus com perfume tão caro, convida-nos a reconhecê-Lo como o Messias-Salvador a quem devemos prestar nossa adoração e louvor. Seu gesto nos recorda que Jesus é o ungido do Pai, enviado para anunciar a boa nova aos pobres e libertar os oprimidos, conforme ele mesmo declarara (cf. Lc 4,18).

A unção que Maria realiza em Jesus escandaliza Judas. Fechado ao amor de Cristo, ele disfarça seu verdadeiro interesse, tomando os pobres como escudo. Sua atitude nos faz pensar naqueles que se servem das funções que ocupam para explorar os pobres ao invés de servi-los. Lembra-nos os que vivem de populismo, tão comum no mundo da política.

A resposta de Jesus não é um desprezo aos pobres ao dizer que sempre os teremos conosco. Tampouco é um assentimento aos gastos exagerados com os ornamentos e objetos sagrados, como vemos em muitos lugares. Jesus não quer alimentar o capitalismo que também invadiu nossas igrejas. Jesus acolhe a unção de Maria porque traduz o amor de quem nele crê e compreende sua morte como redentora da humanidade – “ela fez isto em vista do dia da minha sepultura” (Jo 12,7).

Nossa fé deve nos levar a oferecer a Deus o que temos de melhor, não há dúvida. Nisso devemos imitar Maria. Jamais, porém, nos é permitido usar as palavras de Cristo para ignorar os pobres, viver como se eles não existissem e não nos comprometer com sua libertação. Afinal, só entra no reino quem se fizer pobre. O próprio Jesus foi quem o declarou (Lc 6,20).

Comentários

  1. Senhor ensina sermos , como Maria dedicando sempre a Deus

    ResponderExcluir
  2. Amém!
    Senhor nos ajude a enxergar nossa pequenez e a fazer do Seu projeto o nosso objetivo de vida.

    ResponderExcluir
  3. Senhor nos ajude a seguir seu exemplo! E que saibamos colocar o nosso melhor em favor da libertação de todos.

    ResponderExcluir
  4. A Mãe de Deus tem importante papel no caminho de cada um de nós na Igreja, pois somos todos seus filhos, num relacionamento de amor que se estenderá até os últimos tempos

    ResponderExcluir
  5. Que ,a exemplo de Maria, ofereçamos a Deus o que temos de melhor ,e nunca ignorar os mais pobres e necessitados, pois somos todos Filhos e filhas de Deus !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário