A Palavra se faz vida

Rejeição e fé

Lc 4,24-30

 Por Pe. Geraldo Martins


A rejeição é sempre dolorosa. Quando, porém, parte de parentes e conterrâneos, a dor é ainda mais forte. Jesus passou por esse constrangimento em sua terra e reconheceu que “nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”, lembrando, inclusive, a mesma experiência de Elias (1Rs 17,9) e Eliseu (2Rs 5,14), grande referência de profetas para os judeus.

Por que rejeitam Jesus? Porque Ele se revelou um Messias que foge ao que deste se esperava. Ali, na sinagoga, onde se encontrava, Jesus acabara de anunciar sua missão: evangelizar os pobres, libertar os presos, dar vista aos cegos, libertar os oprimidos e anunciar o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4,18-19). A rejeição veio por causa de sua origem: “não é este o filho de José?” (Lc 4,22). Não creram nele. É impossível que o Messias seja tão simples e pobre, despido de qualquer poder! 

A rejeição fecha o coração das pessoas à graça de Deus que não se impõe a ninguém. Isso aconteceu com aqueles que seriam os primeiros destinatários da salvação trazida por Jesus, como vimos nesse fato narrado por São Lucas. Ao evocar a memória de Elias e Eliseu, Jesus mostra que a graça e o amor divinos são para aqueles que se abrem a Deus, ainda que estrangeiros e pagãos.

Na base da rejeição a Jesus está a falta de fé. Seus conterrâneos colocaram como condição para crer nele que fizesse algum milagre ali na sinagoga. São muitos os que condicionam sua fé a milagres. Dizem: - Se Deus curar minha mãe, prometo fazer isso e aquilo; - Se Deus me der essa graça da qual tanto necessito, cumprirei essa ou aquela promessa ou farei tal sacrifício. E quantos deixam de crer, abandonam a Igreja porque se decepcionam com Deus, como se isso fosse possível. Enquanto se fixam em sua própria vontade, não conseguem ver a vontade de Deus a seu respeito, por isso se decepcionam.

Deus se revela no simples, no pequeno, no humilde. E como estamos acostumados a acreditar somente naquilo que se mostra com poder e grandeza, nos frustramos. Deixemo-nos interpelar por Jesus e, ao invés de querer expulsá-lo por nos revelar a verdade sobre nós mesmos, como fizeram seus conterrâneos (Lc 4,29), convertamo-nos e o acolhamos tal como vem a nós, servindo-se dos simples e pobres.

Comentários

  1. Amém!! Que a nossa fé em Jesus nos leve á conversão. Jesus é caminho, verdade e vida. 🙏🙌

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes, a graça de Deus não será para nós, pessoas religiosas que nos achamos cheios de virtudes

    ResponderExcluir
  3. Amém! Que a humildade seja um exercício em todos os momentos de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  4. Para mim,o ditado é :
    A fé remove montanha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário