A Palavra se faz vida

Missão que nasce da fé

Mc 16,9-15

Por Pe. Geraldo Martins 

Em São Marcos, as aparições de Jesus são narradas de maneira rápida e sem tantos detalhes. O destaque fica por conta da incredulidade dos apóstolos diante do testemunho de quem, por primeiro, se encontrou com o ressuscitado: Maria Madalena e dois discípulos de Jesus que iam para o campo (Mc 16,9.12). A incredulidade dos apóstolos merecerá uma censura de Jesus que lhes aparece por último – “repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração” (Mc 16,14).

Nenhum de nós deve crer com a fé do outro. A fé é sempre experiência pessoal e nasce do encontro que cada um tem com Cristo ressuscitado. Contudo, o testemunho de quem se encontrou com o Ressuscitado deve nos levar à fé, ou seja, deve nos fazer acreditar que Cristo venceu a morte e está vivo, ainda que não o vejamos.

É interessante observar que tanto Madalena quanto os dois discípulos vão aos apóstolos comunicar que viram o Senhor. A estes é que Jesus confia a responsabilidade da missão, apesar de sua incredulidade: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). A Boa Nova da ressurreição precisa chegar a todos a fim de que sejam libertos e salvos.

Fé e missão caminham juntas de tal forma que quem foi batizado em nome de Cristo tem o compromisso de fazer chegar a todos os corações a palavra libertadora do Evangelho a fim de que encontrem em Jesus ressuscitado a força e o sentido da própria vida. Crer é sempre um ato livre da pessoa. Não nos cabe fazer o outro crer, mas dar-lhe testemunho do que vimos e acreditamos. Quando fazemos isso, Deus age de forma surpreendente. 

Comentários

  1. Daí-nos Senhor um coração puro e crédulo. E coragem para anunciar o vosso evangelho enfrentando quaisquer adversidade.

    ResponderExcluir
  2. Senhor, que nossas ações sejam iinspiradas no evangelho sempre pautadas no compromisso e na fé. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Permitamos que o Cristo Ressuscitado, vivo no meio de nós, possa repreender toda e qualquer incredulidade

    ResponderExcluir
  4. Pe.Geraldo ,perdoe - me por só agora participar, é que estava desconectada. Que Cristo Ressuscitado ,nos ajude permanecermos firmes na Fé livrando - nos dê possuir um coração duro. " Ide pelo mundo inteiro e anunciai o. Evangelho a toda criatura "

    ResponderExcluir

Postar um comentário