A Palavra se faz vida

 A fé que vence o medo

Jo 6,16-21

Por Pe. Geraldo Martins 

A imagem do mar, ora calmo, ora agitado, aponta para o mundo em que vivemos. Sua travessia é inevitável, mesmo que ao entardecer, aproximando-se da noite com os perigos que ela oferece. Como os apóstolos, somos desafiados a subir na barca da vida e ir para a outra margem do mar. Quem fica na aparente segurança da praia corre o risco de não fazer a experiência do encontro com Cristo que caminha sobre o mar em direção a quem o atravessa, enfrentando sua agitação provocada pelo vento forte.

Tomados pelo medo, os apóstolos são encorajados pelo Cristo: “Sou eu. Não tenham medo” (Jo 6,20). Estas palavras lhes dão segurança e fazem nascer em seu coração o desejo de ter Jesus na barca. Para sua surpresa, no entanto, já estão no seu destino final. É como se Jesus os tivesse conduzido o tempo todo e eles só perceberam isso no final, quando chegaram à outra margem.

A pandemia do novo coronavírus, vento forte, tem agitado de forma violenta o mundo inteiro, deixando-o como um mar revolto e ameaçador. À onda da crise sanitária, provocada por este vento, somam-se outras ondas como as crises econômica, ética, social e política que expõem “a desigualdade estrutural enraizada na sociedade brasileira” com consequências “mais devastadoras na vida dos pobres e fragilizados” (Mensagem da CNBB ao Povo Brasileiro).

A travessia tem sido longa, penosa, desgastante e, às vezes, desanimadora, impiedosa. A força e o ânimo vêm da consciência de que estamos no mesmo barco, “todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento” (Papa Francisco, 27.3.20). Nessa hora, a fé é que deve nos mover. Deixemo-nos, então, conduzir pelas palavras de Jesus: “Sou eu. Não tenham medo”.

 

Comentários

  1. Jesus vem para trazer paz e serenidade ao nosso coração

    ResponderExcluir
  2. Jesus, nada temerei pois sei que estais comigo e me conduz. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Meu Senhor ,ajude - nos a subir na barca da vida,e atravessarmos as margens da divisão ,e irmos de encontro ,da União a quem somos convidados a viver.Liberta - nos desse mal ,que não nos esquecamos que estamos todos no mesmo barco.Que possamos ouvir e crer no que nos disse Jesus: " Sou Eu . Não tenhas medo "

    ResponderExcluir
  4. '...fé é que deve nos mover. Deixemo-nos, então, conduzir pelas palavras de Jesus: “Sou eu. Não tenham medo”.'💗

    ResponderExcluir
  5. Meu Senhor e meu Deus eu Creio mas aumentai a minha Fé

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Invocando a presença de Jesus Cristo em nossas vidas, sempre, e revestidos da fé e da coragem que vem d'Ele nossos corações se enchem da esperança de que ao final da travessia, apesar das turbulências que nos aterrorizam, ficaremos mais unidos e mais irmãos. Amém!

    ResponderExcluir
  8. Amém. E que mesmo aterrorizadas/os pelo contexto atual, tenhamos a coragem de seguir firmes com nossa travessia, auxiliando também outros e outras a atravessarem juntos, na certeza de que não caminhamos sós, o próprio Cristo continua conosco.

    ResponderExcluir
  9. Sejas tu Senhor o condutor do nosso barco neste oceano da vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário