A Palavra se faz vida

Salvos pela fé

Jo 6,35-40

Por Pe. Geraldo Martins

Fazer a vontade do Pai. Esta é a missão que trouxe Jesus ao mundo. E qual é a vontade do Pai? A salvação de todos, conforme revelação do próprio Cristo: “que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia” (Jo 6,39). Ele fala isso duas vezes seguidas neste breve trecho do evangelho de São João.

A garantia de nossa salvação é a fé em Jesus Cristo a quem somos confiados pelo Pai – virão a mim e não os afastarei (cf. Jo 6,37). Só “vai” a Jesus quem nele crê e só crê nele quem o reconhece como Filho de Deus. Quando isso acontece, a pessoa obtém a vida eterna – “quem vê o Filho e nele crê tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,40).

Duas certezas brotam deste texto de São João. A primeira é que Deus nos criou para si e nos ama de forma incondicional. Movido por sua bondade e misericórdia que são eternas, envia-nos seu Filho para nos resgatar e nos libertar a fim de que ninguém se perca. Como isso é consolador! Desta certeza deveria decorrer nossa paz interior. Por que nos afligir se somos amados por Deus?!

A segunda certeza é que tudo dependerá de nossa fé. Apesar de nos amar incondicionalmente, Deus não age contra a nossa vontade. Ele respeita nossa liberdade e nossas opções que dela decorrem. Jesus, que vem para cumprir a vontade do Pai – "não deixar que ninguém se perca" – não força a barra, não impõe a fé. 

A fé é a expressão da liberdade de quem se entrega ao amor gratuito de Deus. Assim, não basta ver o Filho, é preciso crer nele e, infelizmente, são muitos que o veem, mas não acreditam (cf. Jo 6,36). Atentemo-nos, porém, ao que significa crer em Jesus. Não é apenas uma afirmação formal, da boca para a fora, como ocorre com muita gente.

Crer significa identificar-se como discípulo de Jesus “que não aderiu a ele por própria iniciativa, por atrativo ou entusiasmo, mas pelo dom de Deus; que não se liga a ele pelo que diz, mas pelo que é. O sim da fé em Jesus é um sim definitivo, doação incondicional de si mesmo a ele” (Missa cotidiano). É assim a nossa fé em Jesus?

Comentários

  1. Senhor, coloco minha vida em Tuas mãos para ser moldada segundo a Tua vontade. Quero ter uma fé viva, verdadeira e amorosa em Teu filho Jesus Cristo. Amém!

    ResponderExcluir
  2. A vontade do Pai é que tenhamos vida, porque Deus nos criou para ela

    ResponderExcluir
  3. Tudo posso Naquele que me fortalece. Eu creio!

    ResponderExcluir
  4. Deus pai todo poderoso , não deixei que percamos a fé nunca, se não nossa vida não terá mais sentido. Precisamos, sermos sacrário vivo onde senhor possa abitar sempre.

    ResponderExcluir
  5. Senhor,ajude- me a fazer sempre a Tua vontade e que eu nunca perca a fé. Só. " vai " a Jesus quem Nele no crê. e só crê Nele ,quem o reconhece como como Filho de Deus. Eu quero,conservar e viver uma fé verdadeira para com o Teu Filho Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Abre o nosso coração Senhor para sempre estarmos abertos a fazer a Sua vontade, mesmo que em alguns momentos não a entendamos.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Senhor Deus todo poderoso, por nós criar com um amor incondicional.

    ResponderExcluir

Postar um comentário