A Palavra se faz vida

A força da oração

Jo 16,23-28

Por Pe. Geraldo Martins

Em nossa vida de fé, há um elemento fundamental que estabelece nossa relação com Deus. Trata-se da oração que é, por um lado, o reconhecimento de nossa pequenez e indigência, e, por outro lado, a confirmação da grandeza e do poder de Deus que nos auxilia sempre que a Ele recorremos. Somos, portanto, dependentes de Deus.

Ao revelar aos seus discípulos que o Pai está pronto para dar-lhes o que pedirem, Jesus aponta a oração como caminho para suprir nossas necessidades. Mais que isso. Jesus mostra que, sem o auxílio do Pai, ninguém consegue cumprir sua missão. Observemos, no entanto, que é pelo Cristo que se dirige ao Pai - “se pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará” (Jo 16,23b). Por isso, na liturgia, a oração é sempre dirigida ao Pai por meio do Filho no Espírito Santo.

Jesus garante que o pedido será atendido – “peçam e receberão” (Jo 16,24). E isso é motivo de alegria. Deus, realmente, não decepciona. Às vezes ocorre de não compreendermos o modo como ele nos atende e, então, reclamamos e dizemos que pedimos em vão, que Deus não nos atendeu. 

Há muitas pessoas que dizem assim: “não tenho nada a pedir, só a agradecer”. Falam isso para expressar o quanto de graça já receberam de Deus. É bonito isso. Jesus, porém, não censura a súplica, o pedido. Ao contrário, incentiva que se dirijam súplicas ao Pai porque é dele que nos vêm as graças de que necessitamos. Vemos isso não só aqui como também em outras passagens. A própria oração do Pai Nosso que ele ensinou é prova disso.

A oração, contudo, deve brotar de nossa fé em Jesus Cristo. “A oração feita em nome de Jesus é a oração que nasce de uma profunda intimidade com ele, que nos leva a interpretar e assumir os seus sentimentos, desejos e aspirações. Em outros termos, é fazer Jesus rezar dentro de nós” (Missa cotidiano). Façamos assim e a alegria habitará sempre o nosso coração. 

Comentários

  1. '... é pelo Cristo que se dirige ao Pai - “se pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará” (Jo 16,23b)'.
    - Que assim seja!

    ResponderExcluir
  2. Peçam e receberão. " O que pedires em meu nome, Ele vos atenderá., Ele vos dará "

    ResponderExcluir
  3. A oração precisa fazer parte de nossa vida.

    ResponderExcluir
  4. Que esse amor do Pai esteja em nós, esteja vertendo dentro de nós em tudo aquilo que realizarmos

    ResponderExcluir
  5. Que nossa oração cotidiana possa ser um momento de profundo encontro contigo, Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Amém! Um dia abençoado para todos 🙏🏼.

    ResponderExcluir
  7. Que Jesus continui nos abençoando sempre

    ResponderExcluir

Postar um comentário