A Palavra se faz vida

Sem medo das tribulações

Jo 16,29-33

Por Pe. Geraldo Martins

Entusiasmados com as revelações de Jesus, os discípulos proclamam sua fé de forma convicta e admirável – “cremos que vieste da parte de Deus” (Jo 16,30). Conhecendo-os por dentro, Jesus não parece muito convencido disso e mostra que todo esse entusiasmo será colocado à prova no momento de sua paixão e morte – “vem a hora em que vocês se dispersarão e me deixarão só” (cf. Jo 16,32).

Quem de nós, mesmo afirmando uma fé inabalável em Jesus, nunca teve dúvidas ou fraquejou nos momentos em que foi colocado à prova? “A fé não é certeza humana, segura. Ela nunca elimina completamente a dúvida, a obscuridade. É posta continuamente em discussão e à prova” (Missal cotidiano). E é bom que seja assim. De outra forma, não cresceríamos na fé e no nosso amor ao Cristo.

Jesus deixa claro aos discípulos que segui-Lo não é tão simples quanto se pensa – “no mundo, vocês terão tribulações” (Jo 16,33). Não especifica que tipo de tribulações. Sejam quais forem, elas não devem nos causar medo, nem pânico, porque Jesus assegura sua presença vitoriosa junto de nós – “Tenham coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

Quanto mais nos convencermos desta verdade – Jesus venceu o mundo! – tanto mais nos deixaremos guiar pela fé e, então, não seremos afligidos pela dor, pelo sofrimento, pela perseguição ou por tantas outras situações que nos desafiam. Nossa confiança no Cristo, se verdadeira e forte, leva-nos a compreender que, tal como Ele venceu o mal, também venceremos nossas aflições.

Esta passagem do evangelho faz-me lembrar desta belíssima oração composta pelo Servo de Deus, Dom Luciano Mendes e que deveríamos repetir cotidianamente: “Senhor Jesus, não vos pedimos que nos livreis das provações, mas que nos concedais a força do vosso Espírito para superá-las em bem da Igreja. A certeza do vosso amor nos renova a cada dia. A alegria de servir aos irmãos é a nossa melhor recompensa. Ensinai-nos, a exemplo de nossa Mãe, a repetir sempre SIM no cumprimento da vontade do Pai. Amém!”

Comentários

  1. A alegria de servir aos irmãos é a nossa melhor recompensa. Ensinado 'nos, a exemplo de Maria a repetir sempre SIM no cumprimento a vontade do Pai.

    ResponderExcluir
  2. Esta oração do Dom Luciano, rezo todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Amém...."Que a certeza do Vosso Amor nós renove a cada dia"!!!

    ResponderExcluir
  4. Que Deus nos dê a coragem evangélica e a força que vem do Céu, para suportarmos os desafios

    ResponderExcluir
  5. Senhor, que sua misericórdia nos ampare e oriente quando estivermos prestes a fraquejar e nos reconduza ao caminho do qual nunca devemos nos desviar: Jesus Cristo! Amém!

    ResponderExcluir
  6. “Senhor Jesus, não vos pedimos que nos livreis das provações, mas que nos concedais a força do vosso Espírito para superá-las em bem da Igreja. A certeza do vosso amor nos renova a cada dia. A alegria de servir aos irmãos é a nossa melhor recompensa. Ensinai-nos, a exemplo de nossa Mãe, a repetir sempre SIM no cumprimento da vontade do Pai. Amém!” (Dom Luciano Mendes)

    ResponderExcluir

Postar um comentário