A Palavra se faz vida

Construir a unidade

Jo 17,20-26

Por Pe. Geraldo Martins

No final de sua ‘oração sacerdotal’, Jesus estende seu pedido por todos que haveriam de crer nele a partir da pregação dos apóstolos (cf. Jo 17,20). Ele rezou por nós! E qual foi o pedido? A unidade – “para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti” (Jo 17,21.22) e que esta unidade seja perfeita (Jo 17,23).

A unidade sonhada por Jesus traduz-se na comunhão que deve reinar entre aqueles que professam seu nome e, pelo batismo, se tornam seus discípulos. Ela supõe a diversidade e jamais propõe eliminar a pluralidade que é uma riqueza característica do povo de Deus. As diferenças entre os seguidores de Jesus não podem traduzir-se em divisão, hostilidade, intolerância, ódio. Isso é uma contradição ao que ensinou Jesus.

No contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, inspirados nesta oração de Jesus, vale a pena recordar o que diz o Concílio Vaticano II sobre a divisão que, historicamente, se criou entre os cristãos:

“Cristo Senhor fundou uma só e única Igreja. Todavia, são numerosas as Comunhões cristãs que se apresentam aos homens como a verdadeira herança de Jesus Cristo. Todos, na verdade, se professam discípulos do Senhor, mas têm pareceres diversos e caminham por rumos diferentes, como se o próprio Cristo estivesse dividido. Esta divisão, porém, contradiz abertamente a vontade de Cristo, e é escândalo para o mundo, como também prejudica a santíssima causa da pregação do Evangelho a toda a criatura” (UR, 1).

O Espírito Santo é o protagonista da unidade. Só Ele é capaz fazer comunhão e unir os diferentes, como fez em Pentecostes, tornando-os capazes de se amarem no diálogo respeitoso. Ele “habita nos que creem, enche e rege toda a Igreja, realiza aquela maravilhosa comunhão dos fiéis e une a todos tão intimamente em Cristo, que é princípio da unidade da Igreja” (UR, 2).

Abramo-nos ao Espírito Santo. Sejamos guiados por seus dons e construiremos a unidade que faz o mundo crer no amor misericordioso do Pai revelado por seu filho Jesus. Dessa forma, contemplaremos a glória do Cristo e dela participaremos. 

Comentários

  1. Busquemos incessantemente a unidade sendo dóceis ao Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  2. Que alcancemos a unidade professada por Jesus. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Que sejamos seguidores autênticos de Jesus, sem divisão, hostilidade, intolerância,, ódio .Para não contradizermos ao que Jesus nos ensinou.

    ResponderExcluir
  4. Amém!
    Que todos os momentos da nossa vida, principalmente nossas ações, sejam iluminados e guiados pelo Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  5. É preciso uma verdadeira submissão da nossa vontade à condução do Espírito para que a unidade seja operada em nós

    ResponderExcluir
  6. "Abramo-nos ao Espírito Santo. Sejamos guiados por seus dons e construiremos a unidade...". AMÉM!

    ResponderExcluir

Postar um comentário