A Palavra se faz vida

Libertar os excluídos

Mc 10,46-52

Por Pe. Geraldo Martins

Cego e mendigo à beira do caminho, Bartimeu é a personificação dos empobrecidos  e excluídos, condenados à vulnerabilidade e à invisibilidade. Marginalizado, mas não alienado, reconhece Jesus, o Nazareno, como o salvador e grita por libertação – "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!" (Mc 10,47). Cego, possui a luz que o faz enxergar o Messias libertador.

A multidão, movida pela falta de solidariedade e de compaixão, coloca-se como muro entre o excluído e aquele que pode libertá-lo de sua exclusão. Está dominada pela cegueira que a impede de reconhecer Jesus como o Filho de Davi que veio para dar vista aos cegos e libertar os oprimidos e fracos (cf. Lc 4,18). Faz lembrar o sistema que tenta calar violência e ameaças a voz dos que clamam por justiça, por vida, por libertação. A resposta de Bartimeu vem da resistência de quem traz a força da fé, por isso, grita mais alto até ser ouvido (Mc 10,48).

Cristo, que passa pelo caminho, escuta o grito dos marginalizados. A ordem para chamar Bartimeu é uma censura à multidão insensível que tentou calar sua voz. De muro, a multidão torna-se ponte – “coragem, levanta-te, Jesus te chama!” (Mc 10,49). Para chegar a Jesus, o cego desfez-se de seu passado de marginalização - “jogou o manto” (Mc 10,50) – e mostrou toda sua disposição a uma vida nova – “deu um pulo e foi até Jesus” (Mc 10,50). Caminhou com as próprias pernas e falou ele mesmo com Jesus, sem mediações.

No diálogo entre Bartimeu e Jesus, estão, de um lado, a manifestação da fé que busca vida nova – “Mestre, que eu veja!” (Mc 10,51), de outro, a ternura e o cuidado de Deus que liberta e integra – “que queres que eu te faça?... Vai, tua fé te curou” (Mc 10,51.52). Simples assim. Nenhum gesto, apenas a palavra e a luz se mostra. Curado, aquele que fora cego e mendigo, agora engrossa a fileira dos discípulos e discípulas de Jesus. Já não fica mais à beira do caminho, mas faz o caminho, misturado aos demais.

Como nos colocamos diante dos que, à beira do caminho, gritam por luz e vida? Quem são eles? Como os vemos? Quem os colocou à beira do caminho?

Comentários

  1. Vá a tua Fé te curou ! Senhor dá - nos a verdadeira luz , para que possamos segui- Lo no Caminho da verdade , do amor é da Solidariedade , para que não sejamos muros mas Ponte para os marginalizados !

    ResponderExcluir
  2. Senhor, dá-nos luz e sabedoria para acolher, amar e enxergar nossos irmãos e irmãs. Livra-nos de compactuar com a indiferença e com um sistema que agride e exclui. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Precisamos da graça, precisamos realmente nos submeter à luz de Jesus, nos tempos todos que estamos vivendo

    ResponderExcluir
  4. Que eu veja, Senhor!
    Que eu veja a tua face que se esconde no olhar de cada irmão, principalmente daqueles que clamam por socorro ao meu lado!
    Que eu veja, Senhor!

    ResponderExcluir
  5. Senhor Jesus, tem piedade de todos nós Senhor, por todas as vezes que nos comportamos como cegos. Tira de nós a cegueira espiritual, que muitas vezes não nós deixa perceber a necessidade dos irmãos.

    ResponderExcluir
  6. "Vai, tua fé te curou”.
    - Cura-nos, Senhor! 🙌 👀

    ResponderExcluir

Postar um comentário