A Palavra se faz vida

Ver com os olhos da fé 

Jo 14,6-14

Por Pe. Geraldo Martins 

Na iminência de sua partida, Jesus é interpelado por Filipe que manifesta o desejo de conhecer o Pai e pede: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta” (Jo 14,8). É como se quisesse garantir a presença do Pai na ausência do Cristo. Esta súplica de Filipe faz lembrar o pedido de Moisés ao Senhor: “Rogo-te que me mostres a tua glória” (Ex 33,18). O desejo de Filipe não expressaria também nosso desejo?

A atitude do apóstolo parece entristecer Jesus que, ao longo de sua missão, outra coisa não fez senão mostrar sua identificação com o Pai, revelando-o aos seus discípulos para que fizessem uma nova experiência na relação com ele. Ternamente censurado por Jesus – “há tanto tempo estou com vocês e você não me conhece, Filipe?” (Jo 14,9) - Filipe demonstra que não compreendeu que é pela fé que se vê o Pai. Cristo é Um com ele – “quem me viu, viu o Pai” (Jo 14,9). 

Jesus reforça sua unidade com o Pai – “eu estou no Pai e o Pai esta em mim” (Jo 14,11), deixando claro que só pela fé se pode ver e afirmar esta verdade. Crer nela é fundamental para realizar as obras do Reino – “quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará  ainda maiores do que estas” (Jo 14,12). Cremos que o Pai e o Filho são um só? Sabemos ver o Pai no Filho?

O testemunho posterior de Filipe cuja festa celebramos hoje, juntamente com São Tiago, é prova de que aprendeu a lição. Segundo a tradição, ele teria exercido a missão na Turquia onde sofrera o martírio. Já São Tiago, dito Menor, era parente de Jesus – “irmão do Senhor” (Mc 6,3) - e conhecido como o autor da Carta de Tiago, tendo atuado em Jerusalém, sendo martirizado em 62.

A exemplo desses dois apóstolos, deixemo-nos guiar pela fé que nos faz ver e afirmar que Jesus e o Pai são um. Conduzidos por essa verdade, sintamos a presença do Cristo a nos fortalecer e iluminar na missão que temos de anunciá-Lo aos irmãos e irmãs que ainda não foram capazes de sentir sua força libertadora.

Comentários

  1. "... deixemo-nos guiar pela fé que nos faz ver e afirmar que Jesus e o Pai são um."  
    - Amém!

    ResponderExcluir
  2. Senhor,eu creio,mas aumentai a minha fé!

    ResponderExcluir
  3. Senhor Jesus que possamos a cada dia, nós indentificar contigo, como verdadeiros Cristãos, principalmente no cuidado e zelo pelo irmãos, não deixando de lado a fé sendo testemunhada em nossas latitudes.

    ResponderExcluir
  4. Senhor, assim como Felipe teve dificuldade de ver o Pai em ti, sei que hoje em muitos momentos, por causa da minha miséria, não consigo te enxergar no rosto dos meus irmãos, principalmente dos mais pobres e dos que tenho pouca afeição. Por isto Senhor te peço que, assim como deu a Felipe dá-me também a graça de enxergar-te no outros, para q eu ame mais e assim permaneça cada vez mais junto de vós.

    ResponderExcluir
  5. Só quem leva a vida em nome de Jesus é capaz de morrer também por amor a Ele

    ResponderExcluir
  6. EU sou o caminho a verdade é a vida. Apenas nesse caminho encontramos Jesus.Deus está derramando uma chuva de bênçãos sobre nós , as vezes abrimos o guarda chuva e não cai uma gota sobre nós.

    ResponderExcluir
  7. Eu creio, meu Pai...mas aumenta a minha fé e inspira o meu testemunho diário...

    ResponderExcluir

Postar um comentário