A Palavra se faz vida

A paz que Cristo nos dá

Jo 14,27-31

Por Pe. Geraldo Martins

Encerrando o discurso feito no contexto de sua partida, Jesus promete a paz aos discípulos, diferente daquela que o mundo oferece. A paz de Jesus traduz de maneira perfeita o shalom, habitual cumprimento dos judeus, que significa “a plenitude de vida e de salvação, a perfeição e alegria, o êxito em todo o empreendimento e a realização dos desejos” (Missal cotidiano). Só o Messias poderia oferecer essa paz. Ela é carregada de esperança!

Muitos compreendem e reduzem a paz à ausência de guerra. Jesus vai além e mostra que a paz só acontece quando a todos são oferecidos os bens necessários para viver com dignidade. Concebida assim, a paz é fruto da justiça, como lembra Isaias (32,17); a duas - justiça e paz - se abraçam, diz o salmista (Sl 84/85,11).

São Paulo VI, na encíclica Populorum Progressio, afirma que o desenvolvimento é o novo nome da paz e que “as excessivas disparidades econômicas, sociais e culturais provocam, entre os povos, tensões e discórdias, e põem em perigo a paz”. A paz, portanto, “não se reduz a uma ausência de guerra, fruto do equilíbrio sempre precário das forças. Constrói-se, dia a dia, na busca de uma ordem querida por Deus, que traz consigo uma justiça mais perfeita entre os homens” (PP 76)

Acreditamos que Jesus continua junto de nós, sobretudo, nos momentos mais difíceis como os que temos vivido por causa da pandemia e das crises que ela escancarou, ameaçando o shalom. Ao invés de ficarmos perturbados e com medo, vivamos a alegria que nasce de nosso amor a Jesus que vai para o Pai (Jo 14,28), mas não nos deixa sós, como se tivesse nos abandonado. Não precisamos temer “o chefe deste mundo”. Derrotado pelo Cristo, ele jamais nos tirará a paz que nos vem de nosso salvador e libertador.

Comentários

  1. "... justiça e paz - se abraçam".
    Amém! 🙏

    ResponderExcluir
  2. Senhor, só aTua paz nos transforma. Aumentai em nós a esperança e a fé. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Permitamos que a paz de Deus cure o nosso coração para sermos instrumento da paz d'Ele no coração de todos

    ResponderExcluir
  4. Que Deus , nos dê sabedoria para vivermos a Paz e a Justiça e sermos instrumento desta paz tão almejada. Justiça e Paz se abraçarao. Confiemos , que Jesus está no meio de nós e Ele nos fortalece !

    ResponderExcluir

Postar um comentário