Dom Joaquim Mol apresenta cinco desafios enfrentados pela Igreja na comunicação

 
O presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, destacou cinco desafios postos à Igreja na sua relação com a comunicação. Segundo o bispo, o primeiro desafio é compreender que comunicação é mais que informação.

O segundo aponta para a necessidade de que a comunicação precisa ser planejada estrategicamente. As várias linguagens de comunicação são o terceiro desafio posto à evangelização. Já o quarto desafio diz respeito ao desalinhamento da comunicação que leva muitos comunicadores cristãos a se colocarem contra o que orienta a igreja. Segundo dom Mol, nesse caso, é necessária verdadeira conversão.

O último desafio, de acordo com dom Mol, e praticar uma comunicação “que nos liberte dos aprisionamentos”. Segundo disse, toda comunicação precisa ser “libertária”. “Precisamos compreender e nos alegrar ao saber que a comunicação deve ser sempre para libertar dos nossos aprisionamentos e fazer com que longe de nós esteja todo e qualquer processo e alienação”, disse.

Dom Mol foi um dos conferencistas no Congresso Teológico Brasileiro de Pastoral, realizado, virtualmente, de 3 a 6 de maio, e organizado pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), Arquidiocese de Belo Horizonte e Centro Loyola de Fé e Cultura.

Assista aqui à conferência de Dom Mol. 

A íntegra do painel do qual participou dom Mol, juntamente com padre Luis Miguel Modino, pode ser assistida aqui.



Comentários