A Palavra se faz vida

Justiça e reconciliação

Mt 5,20-26

Por Pe. Geraldo Martins

Estamos acompanhando o Sermão da Montanha, o longo discurso de Jesus que aponta o caminho para se alcançar
o Reino de Deus. No trecho proclamado na liturgia de hoje, Jesus aborda uma questão fundamental ao ser humano: a justiça.

Ele ensina que a justiça de quem quer se tornar seu discípulo deve ir além da que é praticada pelos doutores da lei e fariseus. Para estes, a justiça se limitava a não cometer homicídio. “Jesus afirma que é pecado não só matar, mas também insultar e ofender o irmão. E faz bem ouvir isto precisamente neste tempo em que estamos tão acostumados aos qualificativos e usamos um vocabulário muito criativo para insultar os outros”, reflete papa Francisco (Meditações – Casa Santa Marta – 9.6.16).

A justiça que Jesus exige persegue o mal até suas raízes mais secretas que se encontram no coração humano onde se aninham a ira e o ódio. A justiça exigida por Jesus combate toda manifestação que fere a dignidade humana e desonra os irmãos. Para Jesus, a justiça “compreende toda atitude e comportamento espiritual e moral das pessoas” (cf. Missal cotidiano).

Compreendida assim, a justiça deve levar à fraternidade, por isso, implica a reconciliação. O desafio, no entanto, está em tomar a iniciativa da reconciliação quando se é ofendido como indica Jesus - se “você se lembrar de que seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe a sua oferta ali diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com o seu irmão” (Mt 5,23s). E não há reconciliação sem perdão.

Diz o papa Francisco: “Jesus insere nas relações humanas a força do perdão. Na vida nem tudo se resolve com a justiça. Não. Sobretudo onde se deve pôr um limite ao mal, alguém tem que amar além do devido, para recomeçar uma história de graça. O mal conhece as suas vinganças, e se ele não for interrompido corre o risco de se alastrar sufocando o mundo inteiro” (Catequese sobre o Pai Nosso – 24.04.19).

Comentários

  1. 'Para Jesus, a justiça “compreende toda atitude e comportamento espiritual e moral das pessoas”.'
    - Que Jesus nos abençoe, na prática da justiça e do perdão!🙏

    ResponderExcluir
  2. O que nos coloca verdadeiramente em Deus é o coração imolado, para que nos reconciliemos uns com os outros

    ResponderExcluir
  3. Que o Espírito Santo acalme os nossos corações para que sejamos imitadores de Cristo no perdão.

    ResponderExcluir
  4. A justiça que Jesus exige percegue o mal até suas raízes mais secretas que se encontram no coração humano e se aninham a irá e o ódio. Que Jesus nos ajude a praticar o perdão e a Justiça.!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário