A Palavra se faz vida

Irmãos, não juízes

Mt 7,1-5

Por Pe. Geraldo Martins

A prática de julgar os outros é mais comum do que podemos imaginar. E sempre o fazemos na perspectiva negativa, condenando-o segundo nossos critérios. Quando agimos assim, fazemo-nos juízes uns dos outros e não irmãos, como deveria ser. Julgando os outros, julgamos a nós mesmos – “serão julgados com o mesmo julgamento com que julgarem; e serão medidos com a mesma medida com que medirem” (Mt 7,2). 

Quando julgamos, quase sempre o fazemos na perspectiva moralista. Apresentamo-nos superiores e melhores do que aqueles a quem julgamos. Numa contradição de estarrecer, vemos o cisco no olho de nosso irmão, mas não a trave que está em nosso próprio olho (cf. Mt 7,3). Isso, diz Jesus, é hipocrisia e das grandes! (Mt 7,5). Julgando-nos mais santos e puros, somos muito ágeis para ver e condenar o erro dos outros, porém, ignoramos nosso próprio erro, muitas vezes, maior que o de nosso irmão.

Diz o papa Francisco que quem julga “coloca-se no lugar de Deus, considera-se Deus e duvida da palavra de Deus”. E acrescenta: “é muito feio julgar: deixemos o julgamento só a Deus, só a ele! A nós compete o amor, a compreensão, rezar pelos outros quando vemos coisas que não são boas”.

Quando tivermos a tentação de julgar o outro, “olhemo-nos no espelho” para não sermos hipócritas, colocando-nos no lugar de Deus. Lembremo-nos de que nosso ju
lgamento “é pobre: falta algo tão importante que o juízo de Deus possui, falta a misericórdia” (Papa Francisco – 20/06/2016)

Comentários

  1. Seremos julgados com o mesmo julgamento com que julgarmos, seremos medidos com a mesma medida com que medirmos.Deixemos o julgamento só para Deus !!

    ResponderExcluir
  2. Que sejamos acolhedores e não juízes.

    ResponderExcluir
  3. Deixemos que Deus nos julgue, deixemos que Ele use de misericórdia para conosco, por isso usemos de misericórdia uns para com os outros.

    ResponderExcluir
  4. Deus, não peço a perfeição, nem poderia, mas sinto a necessidade de estar mais próxima dos Teus ensinamentos. Ajuda-me a melhorar e ilumina os meus pensamentos para não cometer injustiça com meus irmãos e irmãs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário