A Palavra se faz vida

A sabedoria dos simples

Mt 11,25-27

Por Pe. Geraldo Martins


“Todas as coisas são mistério”, diz uma canção do Zé Vicente. E nem todos são capazes de descobrir as belezas que o mistério revela ou esconde. Quando nos deixamos guiar mais pela razão, pela intelectualidade ou pela sabedoria puramente humana do que pelo coração, pela simplicidade e pela inspiração que nos vem do divino, somamos a fila dos que se privam de gozar as maravilhas consoladoras dos desígnios de nosso criador.

Por serem mais abertos e acolhedores, livres de uma intelectualidade que burocratiza e normatiza tudo, os pequenos e simples percebem com mais clareza e acolhem com alegria os sinais do Reino de Deus que Jesus comunica e realiza. Eles são, então, motivo de Jesus louvar a Deus que “esconde estas coisas aos sábios e entendidos e as revela aos pequeninos” (Mt 11,25).

Se observarmos bem os evangelhos, constataremos que os conflitos enfrentados por Jesus estão relacionados quase exclusivamente com a elite de seu tempo, por exemplo, os fariseus e os doutores da lei, que se recusa a aceitar o novo trazido por Jesus. Já a multidão composta pelo povo simples, pobre e sofredor, reage sempre com admiração e encantamento diante do que Ele realiza. A esses, preferencialmente, o Filho quis revelar o Pai (cf. Mt 11,27), porque o têm como sua segurança e nele depositam sua confiança ao contrário dos grandes e poderosos.

Aqui talvez caibam estas palavras do Papa Francisco na exortação apostólica Gaudete et Exsultate, n. 170:

“O discernimento espiritual não exclui as contribuições de sabedorias humanas, existenciais, psicológicas, sociológicas ou morais; mas transcende-as. Não bastam sequer as normas sábias da Igreja. Lembremo-nos sempre de que o discernimento é uma graça. (...) O discernimento leva à própria fonte da vida que não morre, isto é, conhecer o Pai, o único Deus verdadeiro, e a quem Ele enviou, Jesus Cristo (cf. Jo 17, 3). Não requer capacidades especiais nem está reservado aos mais inteligentes e instruídos; o Pai compraz-Se em manifestar-Se aos humildes (cf. Mt 11, 25)”. 

Esforcemo-nos por estar entre os simples e humildes para a fim que o Filho nos revele o rosto misericordioso do Pai. 

Comentários

  1. ...O discernimento leva a própria vida fonte de vida que não morre , isto é , conhecer o Pai o único Deus verdadeiro e a quem Ele enviou, Jesus Cristo.Que Deus nos ajude a estarmos entre os humildes e simples para que o Filho nós revele o rosto misericordioso do Pai .

    ResponderExcluir
  2. Precisamos deixar que a chama da humildade acenda a chama fervorosa da graça de Deus no coração de cada um de nós.

    ResponderExcluir
  3. Daí-nos Senhor discernimento e sabedoria dos humildes, para que possamos acolher a Palavra que salva. Amém!

    ResponderExcluir

Postar um comentário