A Palavra se faz vida

À procura de Jesus

Mt 12,46-50

Por Pe. Geraldo Martins

Este texto de Mateus nos faz pensar na humanidade de Jesus ao dizer que sua família foi procurá-lo – “tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo” (Mt 12,47). 

Recordar a humanidade de Jesus é muito importante porque torna Jesus mais próximo de nós. Permite-nos afirmar que ele viveu os mesmos dramas humanos e fez a mesma experiência que fazemos, inclusive enfrentando conflitos. A própria Carta aos Hebreus nos lembra isso ao afirmar que Ele se assemelhou a nós em tudo, menos no pecado (cf. Hb 4,15). Tudo isso ajuda a tirar a ideia que muitos trazem de um Jesus distante, que vive nas alturas, quase inacessível por causa de sua divindade.

 Uma pergunta deve nos ajudar em nossa reflexão: por que os parentes de Jesus foram procurá-lo? Segundo Marcos, é porque diziam que Ele havia enlouquecido (cf. Mc 3,21). Isso porque, segundo os fariseus, Ele expulsava os demônios por força do chefe dos demônios (cf. Mt 12,24). Rejeitavam, portanto, que Ele fosse o enviado de Deus para libertar a humanidade de tudo o que a aprisionava. E seus parentes deixaram-se levar por esse tipo de comentárioe “saíram para detê-lo, porque diziam: ‘enlouqueceu’” (Mc 3,21). O texto de Mateus não registra esse fato interessante.

Diante disso, Jesus revela que sua família transcende os laços da consanguinidade ao apontar para seus discípulos e dizer que eles são sua família porque fazem a vontade do Pai que está nos céus (cf Mt 12,50). Ele abre, dessa forma, a oportunidade de todos fazermos parte de sua família basta que nos tornemos seus discípulos, fazendo a vontade de Deus. Aqui, podemos pensar na Igreja como a grande família de Jesus, que nos faz sentir irmãos e irmãs uns dos outros. Sentimo-nos assim?

Enquanto membros da família de Jesus, certamente, o procuramos para falar com ele (Mt 12,47). Para quê o procuramos? O que queremos falar com Ele? Saber responder a essas perguntas é determinante para nos identificarmos como seus discípulos que fazem a vontade do Pai que está no céu. Afinal, tantos se decepcionam com Ele porque o procuram sem saber realmente quem Ele é e a que veio.

Maria, aquela que por excelência fez a vontade do Pai, nos ajude a viver nosso discipulado com fidelidade para, assim, vivermos a alegria de pertencer à família de seu filho Jesus. 

 

Comentários

  1. Que Maria nós ajude a seguir seu exemplo dizendo " Sim" a vontade do Pai e viver o nosso discipulado com fidelidadepara , Assim, vivermos a alegria de pertencer a família do teu filho Jesus.

    ResponderExcluir
  2. "Maria, aquela que por excelência fez a vontade do Pai, nos ajude a viver nosso discipulado com fidelidade para, assim, vivermos a alegria de pertencer à família de seu filho Jesus."
    - Amém!🌹

     

    ResponderExcluir
  3. ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática é deixar que ela provoque em nós atitudes de conversão e de mudança.

    ResponderExcluir
  4. Nos decepcionamos com Ele porque o procuramos sem saber realmente quem Ele é e a que veio.
    Que aprendamos com a mãe de Jesus:
    "Maria, aquela que por excelência fez a vontade do Pai, nos ajude a viver nosso discipulado com fidelidade para, assim, vivermos a alegria de pertencer à família de seu filho Jesus".
    Que assim seja. Amém!🙏

    ResponderExcluir
  5. Nos decepcionamos com Ele porque o procuramos sem saber realmente quem Ele é e a que veio.
    Que Deus nos ajude a seguir seus ensinamentos e o exemplo da mãe de Jesus:
    "Maria, aquela que por excelência fez a vontade do Pai, nos ajude a viver nosso discipulado com fidelidade para, assim, vivermos a alegria de pertencer à família de seu filho Jesus".
    Que assim seja. Amém!🙏

    ResponderExcluir
  6. Quem faz a vontade de Deus é da família de Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Ir ao encontro de Jesus, acolhendo-O de coração aberto. Amém!

    ResponderExcluir

Postar um comentário