A Palavra se faz vida

 Atitude de discípulo

Lc 10,38-42

Por Pe. Geraldo Martins

A verdadeira atitude de discípulo revela-se no modo como acolhemos Jesus. Exclusivo de São Lucas, o texto que ouvimos na liturgia de hoje, celebrando a memória de Santa Marta, nos mostra isso. De um lado Marta, personificação dos excessivamente preocupados com o trabalho, que se põe a arrumar a casa, certamente, com o intuito de agradar o amigo Jesus, visita ilustre. De outro lado, Maria que prefere colocar-se aos pés do amigo para ouvi-lo.

Não há contraposição entre uma e outra, como se Maria estivesse certa e Marta, errada, ou se a atitude de Maria fosse melhor que a de Marta. O que se quer ressaltar aqui é a atitude de discípulo de Jesus identificada no gesto de Maria, ou seja, a capacidade de sentar-se aos pés do Mestre para escutá-lo. Se queremos, de fato, nos apresentar como discípulos e discípulas de Jesus, precisamos desenvolver em nós esta capacidade de deixar, por instantes, os afazeres, colocando-nos aos seus pés para escutá-lo.

“Jesus não menospreza o serviço de Marta, mas lhe sugere colocar, como alicerce e garantia da eficácia de suas ações, a obediência à Palavra, que é o verdadeiro tesouro do cristão. Tornar-se discípulo é aprender a respirar com os dois pulmões da vida cristã: contemplação na ação. É conseguir fazer uma síntese da postura de Marta e de Maria, tornado-se contemplativo na ação” (palavras na Palavra - Mons. Celso Murilo, 2005).

Ensina-nos Bento XVI que esta página do Evangelho “recorda o fato de que a pessoa humana deve trabalhar, comprometer-se nas ocupações domésticas e profissionais, mas antes de tudo precisa de Deus, que é a luz interior de Amor e de Verdade. Sem amor, até as atividades mais importantes perdem valor, e não dão alegria. Sem um significado profundo, todo o nosso fazer reduz-se a um ativismo estéril e desorganizado. E quem nos dá o Amor e a Verdade, a não ser Jesus Cristo? Portanto, aprendamos a ajudar-nos uns aos outros, a colaborar, mas antes ainda a escolher juntos a parte melhor, que é e será sempre o nosso maior bem” (Angelus, 18/7/2010).

Comentários

  1. Que Deus nos dê a graça de aprendermos com Maria a tirar a melhor parte do nosso tempo ajudando uns aos outros que é e será sempre o nosso maior bem.

    ResponderExcluir
  2. "Tornar-se discípulo é aprender a respirar com os dois pulmões da vida cristã: contemplação na ação."
    - Dá-nos, Senhor, essa sabedoria!

    ResponderExcluir
  3. Senhor, ensina ser com o Maria a escolher a melhor parte , que sempre serve o senhor

    ResponderExcluir
  4. Nós precisamos das duas ações: estar aos pés do Mestre Jesus para escutá-Lo, como também, ficar à sua disposição para servi-Lo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário