A Palavra se faz vida

Falar e fazer

Mt 23,1-12

Por Pe. Geraldo Martins


Ensinar e praticar o que se ensina. Duas ações que deveriam andar juntas sem jamais se dissociarem. Quem ensina, mas não age de acordo com o que ensina, incorre em incoerência e hipocrisia. Jesus reconhece a autoridade dos doutores da Lei e dos fariseus que ensinam a Lei de Moisés. Entende que a ensinam corretamente – “vocês deve fazer tudo o que eles dizem” (Mt 23,3), mas reprova suas atitudes que vão em direção oposta ao que pregam – “não imitem suas ações. Eles falam e não praticam” (Mt 23,2).

Jesus enumera uma série de práticas dos doutores da Lei que caracterizam sua hipocrisia (cf. Mt 23,4-7). Falta-lhes coerência entre a fala e a prática. Exigentes e rigorosos com os outros, vivem de aparência, tomados pela soberba.

Corremos o risco de ler este evangelho e logo pensar que ele se aplica aos outros e não a nós. Doutores da Lei e fariseus – hipócritas - são os outros. Não temos, nós também, vez ou outra, atitudes semelhantes às dos doutores da Lei? Nunca nos aconteceu de cobrar dos outros práticas que não realizamos, valores que não vivemos?

O orgulho, a vaidade e a soberba levam à hipocrisia. O caminho do discípulo de Jesus é o da humildade. Quem se identifica como discípulo de Cristo, sabe-se irmão de todos – “todos vocês são irmãos” (Mt 23,8) -, e não mestre ou guia que se coloca acima dos outros – “quem se exaltar será humilhado” (Mt 23,12).

Se somo todos irmãos, “não devemos de maneira alguma subjugar os outros e olhar para eles de cima para baixo. Não nos devemos considerar superiores aos demais; a modéstia é essencial para uma existência que queira ser conforme com o ensinamento de Jesus, o qual é manso e humilde de coração e não veio para ser servido, mas para servir” (Papa Francisco, 5.11.17).

Comentários

  1. Quem se exalta , será humilhado pela vida , mais humilhado, inclusive, pelo julgamento de Deus.Que Deus me dê a graça de humilhar o meu próprio coração, minha própria sabedoria e a própria razão para não me sentir maior que todos, porque quem se humilha será exaltado pela sabedoria de Deus .

    ResponderExcluir
  2. Corremos o risco de ler este evangelho e logo pensar que ele se aplica aos outros e não a nós. Doutores da Lei e fariseus – hipócritas - são os outros. Não temos, nós também, vez ou outra, atitudes semelhantes às dos doutores da Lei? Nunca nos aconteceu de cobrar dos outros práticas que não realizamos, valores que não vivemos?

    ResponderExcluir
  3. Isto me incomoda muito. Viver aquilo que se prega é fundamental para todos aqueles que pregam Jesus Cristo e seus ensinamentos. Nunca aceitarei a incoerência e a hipocrisia.

    ResponderExcluir
  4. "Ensinar e praticar o que se ensina."
    O orgulho,a vaidade e a soberba são degraus que nos levam à hipocrisia.
    "Vivemos para servir".

    ResponderExcluir
  5. Que a Palavra de Deus nos ensine a não sermos guias cegos, mas sermos guias da luz; e, para isso, precisamos viver na luz e na graça.

    ResponderExcluir
  6. Coerência entre fé e vida é essencial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário