A Palavra se faz vida

A fé que tudo alcança

Mt 17,14-20

Por Pe. Geraldo Martins

A fé autêntica é a base para a vida nova que Cristo veio nos trazer. Sem uma fé verdadeira, somos dominados pelo mal e não experimentamos a alegria da libertação. A fé torna possível tudo que desejamos, desde que expresse confiança e entrega total a Deus.

Neste texto de Mateus, Jesus censura a falta de fé de seus discípulos que não conseguiram curar o filho cujo pai recorreu a Jesus como “última instância” – “levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo’ (Mt 17,16). Ao pai suplicante não parece ter faltado a fé, mas aos discípulos a quem ele recorreu. A estes Jesus responde por que não conseguiram expulsar o demônio – “Porque a fé de vocês é demasiado pequena” (Mt 17,20), isto é, faltou autenticidade à fé. 

Jesus garante que tudo é possível a quem crê. A fé, no entanto, não se mede pelo tamanho ou quantidade, mas pela autenticidade, por isso Jesus afirma aos discípulos que se tiverem fé, ainda que do tamanho de uma semente de mostarda, serão capazes de mover até montanha (cf Mt 17,20).

Fujamos, no entanto, de uma interpretação literal deste versículo, própria de quem busca milagres e não compreende que a montanha a ser removida é, antes de tudo, o mal que habita nosso interior: egoísmo, presunção, autossuficiência, ódio, rancor e tantos outros sentimentos que tornam inautêntica nossa fé.

Pela fé alcançamos o que pedimos e, ao mesmo tempo, nos tornamos sinal de Deus para os outros. Se temos fé autêntica, em nome de Cristo, também podemos interceder em favor de nossos irmãos e irmãs. 

Comentários

  1. Se temos fé autêntica , em nome de Cristo, também podemos interceder em favor de nossos irmãos e irmãs.

    ResponderExcluir
  2. Fiquemos atentos para não permitir jamais que o lado obscuro que há dentro de nós supere a nossa fé, a nossa esperança em Cristo.

    ResponderExcluir
  3. A fé é luz, a fé traz direção, a fé muda a situação dentro de nós

    ResponderExcluir
  4. Porque a fé de vocês é demasiado pequena” (Mt 17,20), isto é, faltou autenticidade à fé. Que o Espírito Santo nos conduza na busca da fé. Amém!

    ResponderExcluir

Postar um comentário