A Palavra se faz vida

Escutar com o coração

Lc 8,4-15

Por Pe. Geraldo Martins

A Palavra de Deus é como uma semente pronta para germinar e produzir frutos. Tudo vai depender de quem a escuta e do modo como a escuta. Como nem todos a escutam da mesma forma, nem sempre ela dá os frutos esperados. Fique claro, no entanto, que o problema não está na semente, mas no terreno que a recebe.

Jesus é a Palavra de Deus encarnada. Veio para todos, mas muitos não o acolheram, deixando-se seduzir pelo maligno que os impede de crer e se salvar (cf. Lc 8,12). Preferem a ilusão de uma vida fácil e descomprometida, calcada em prazeres fugazes e enganadores.

Outros até chegam a se fascinar e a se encantar por Jesus, entusiasmam-se com seu projeto, mas não estão dispostos a suportar as dificuldades e desistem logo (cf. Lc 8,13). Optam por caminhos menos exigentes.

Há, ainda, os que tentam seguir Jesus, mas não são capazes de despir de si mesmos. São autorreferenciais, preocupados demasiadamente com seus próprios interesses e, assim, não conseguem produzir frutos para o Reino (cf. Lc 8,14).

Finalmente, há os que se entregam inteiramente à Palavra (Jesus) e a acolhem com a totalidade de seu ser (cf. Lc 8,15). Reconhecem que sua vida só tem sentido quando se deixam guiar pela Palavra que é Cristo.

A grande diferença é que estes últimos, ao contrário dos demais, escutam a palavra “com um coração bom e generoso”, conservam-na e perseveram (cf Lc 8,15). Eis o caminho para quem, realmente, deseja que a palavra produza os frutos a que se destina: escutar, conservar e perseverar.

Lembrados de que o terreno onde se lança a semente é o nosso coração, sirva-nos de alerta o seguinte: “o terreno não torna a semente improdutiva, mas pode impedir sua produtividade. Essa responsabilidade pesa sobre a nossa liberdade” (Liturgia Diária O Pão Nosso de Cada Dia). Como temos usado nossa liberdade? Escutamos a palavra apenas com os ouvidos ou com o coração “bom e generoso”?

Comentários

  1. Amém!
    Que o Senhor nos ajude a ficar atentos ao que ouvimos, ao que sai da nossa boca e ao que colocamos no nosso coração para que seja terreno fértil e possa produzir bons frutos para o Reino.

    ResponderExcluir
  2. Então, há o bom solo que produz fruto. A conclusão desta parábola é deixada para cada um responder a esta pergunta. Que espécie de solo você é? Esta parábola, por um lado, revela a força divina da Palavra de Deus, e, por outro, convida os que a escutam a oferecerem à sementeira dela a terra de um bom coração.

    ResponderExcluir
  3. 🌾🌾🌱🌱🌰 Que Deus faça brotar a palavra no meu coração mesmo que eu venha dificultar o plantio. Deus é maior e eu quero ser cultivando .

    ResponderExcluir
  4. Há vários tipos de terrenos ,Quê Deus nos ajude a buscar um terreno do coração fértil, lutando contra o pecado e que este terreno do coração do coração seja fértil para que a palavra de Deus encontre um lugar para crescer e frutificar.Que com a força do Espírito Santo possamos correr ão encontro de Cristo , sabendo que Ele é a segurança , paz e que pode conceder a nossa vida os verdadeiros frutos, o fruto da salvação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário