A Palavra se faz vida

A caminho com Cristo

Lc 9,51-56

Por Pe. Geraldo Martins

Tomar decisões! Eis uma tarefa exigente da qual nem sempre podemos escapar. De caráter pessoal e intransferível, nossas decisões, umas mais fáceis, outras mais difíceis, devem apontar o horizonte a alcançar. Para tomá-las, é necessário estar em sintonia com Aquele que nos chama e envia, afinal, nossa vida só tem sentido quando guiada por Ele.

Esta é a inspiração que nos vem deste texto de Lucas que registra o início da longa viagem de Jesus a Jerusalém. E tudo começa quando Jesus “toma a firme decisão de partir para Jerusalém”. Sua “firme decisão” constitui seu sim à missão para a qual foi enviado, sua conformidade com a vontade do Pai, seu compromisso com a libertação que veio trazer ao povo.

No começo do caminho, o primeiro obstáculo: a rejeição pelos samaritanos que não o acolhem por estar a caminho de Jerusalém. Os apóstolos, lembrando Elias (2Rs 1,10-12), se dispõem a dar uma resposta violenta a esta rejeição. Querem que desça fogo do céu para destruir aqueles samaritanos que fecham as portas a Jesus.

Cristo, no entanto, mostra que a paciência e a misericórdia sempre têm melhor resultado que a violência. Diante das dificuldades, muitas vezes, é necessário conter nosso ímpeto e recuperar a serenidade para agir de forma a converter e salvar os que ainda não se abriram à graça.

Somos todos chamados a também tomar a “firme decisão” de partir para nossa Jerusalém. Isso significa que não podemos nos omitir no compromisso que temos de ajudar na libertação de tantos que têm sua vida ameaçada pelos sistemas de morte presentes no mundo. Assim, se há medos ou incertezas que nos impedem de nos colocarmos “decididamente” a caminho com Jesus, devemos implorar a graça de vencê-los a fim de nos sermos verdadeiramente seus discípulos e discípulas.

Comentários

  1. "A paciência e a misericórdia sempre têm melhor resultado que a violência. "

    Que Deus nos dê a graça de vencer nossos medos e incertezas para que possamos caminhar com Jesus sendo verdadeiros discípulos e discípulas .














    ResponderExcluir
  2. Dai-nos Senhor um Espírito decidido para que possamos caminhar com Jesus.

    ResponderExcluir

  3. Pai, livra-me de ser levado por impulso e pelas paixões ao me deparar com quem se recusa a acolher a mensagem do Reino. Que a minha mansidão possa conquistá-lo para ti.

    ResponderExcluir
  4. Pai, peço sua orientação para quando for necessário que eu tome uma decisão, dentre todas as opções, reconheça aquela que mais obedeça a sua vontade, o seu projeto.

    ResponderExcluir
  5. Sim, missão difícil, porque muitas vezes agimos por impulsos... Que o Senhor nos ajude a pensar, como Ele agiria em determinadas situações... e só assim tomarmos nossas decisões...

    ResponderExcluir
  6. Como vimos neste evangelho , Jesus repreendeu os discípulos, que estavam nervosos com raiva e queriam queimar queimar os Samaritanos porque não receberam e nem hospedaram Jesus . Lembremos do que Jesus nos ensinou : termos um coração manso e humilde.Sabemos que Jesus jamais nos rejeitará. Quê aprendamos com Cristo que a paciência e a misericórdia sempre têm melhor resultado que a violência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário