A Palavra se faz vida

O lamento de Jesus

Lc 10,13-16

Por Pe. Geraldo Martins

Assusta-nos o tom ameaçador de Jesus contra as cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum no final de seu discurso em que envia os setenta e dois discípulos para a missão. Na verdade, é mais um lamento que uma ameaça. Afinal, o desejo de Deus é que todos acolham a salvação que nos oferece em seu Filho Jesus. No entanto, na liberdade com que foi criado, o ser humano pode decidir-se por outros caminhos. É o que parece ocorrer com essas cidades que se fecham à graça libertadora que Jesus lhes oferece gratuitamente.

Cristo está presente na pessoa dos missionários que Ele envia. Assim, neles, os destinatários da missão escutam ou desprezam o próprio Cristo. Daí o lamento de Cristo em tom de ameaça por constatar a rejeição por parte destas cidades. “É o sofrimento de Deus pelo mal do homem, a dor do amor não amado” (Liturgia O Pão Nosso de Cada Dia).

Podemos meditar essa palavra a partir de dois horizontes. O primeiro, na condição de discípulos enviados em missão. No exercício desta missão, também poderemos sofrer rejeição e o desprezo. Nessa hora, identificamo-nos com Aquele que nos envia e sentimos a dor do que é ser ignorado e rejeitado.

O segundo é na condição de destinatários da Boa Nova anunciada por Cristo. Diante do anúncio da Boa Nova podemos tomar uma de duas atitudes: acolher ou rejeitar a Palavra que liberta e salva; fazer penitência e converter (cf. Lc 10,13) ou continuar na presunção de que já estamos salvos e nos fechar à graça (cf. Lc 10,15).

Celebramos hoje memória de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das Missões. Eis um exemplo de quem sempre teve ouvido e coração totalmente abertos a Cristo e que jamais o negou ou desprezou. Ajudam-nos suas palavras: “Quero cantar sempre, ainda que deva colher as minhas rosas em meio aos espinhos e o meu canto será mais melodioso se eles (os espinhos) forem mais pontudos e penetrantes”. E ainda: “Passarei o meu céu fazendo o bem na terra!”.

Comentários

  1. Santa Terezinha rogai por nós 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Peço, Senhor, a graça de um ouvido e coração abertos para permanecer em sintonia com a Palavra que liberta e salva. Amém!

    ResponderExcluir

  3. Pai move-me à acolhida, à conversão e à penitência diante do testemunho de Jesus, de modo que eu não incorra em castigo por minha incapacidade de reconhecer o apelo da salvação

    ResponderExcluir
  4. Quê Deus nos dê a graça da conversão para mudarmos de vida , para tomarmos uma decisão sincera e verdadeira. Que a Luz de Cristo esteja viva em nossos corações , para que com a força da graça de Deus possamos dizer "SIM "

    ResponderExcluir

Postar um comentário