A Palavra se faz vida

A melhor parte

Lc 10,28-42

Por Pe. Geraldo Martins

Numa sociedade que, permanentemente, nos cobra resultados e eficiência, é fácil nos identificarmos com Marta, personagem do evangelho de Lucas proclamado na liturgia de hoje. Seu zelo pelo cuidado com a casa leva-a ao excesso de atividades que, muitas vezes, tem o seu preço: cansaço, estresse, irritação. Se a pessoa for do tipo perfeccionista, o sofrimento é ainda maior, comprometendo, inclusive, a convivência com os outros.

O frenesi do dia a dia é a grande desculpa da maioria das pessoas para não se identificarem com Maria, irmã de Marta, que escolhe parar tudo para ouvir o Mestre. Ela “escolheu a melhor parte” (Lc 10,42), diz Jesus. A agitação cotidiana que nos obriga a dar conta de tantas tarefas rouba-nos o tempo e nos impede de perceber que “apenas uma coisa é necessária” (Lc 10,42): contemplar o mistério divino que se nos revela em Jesus. 

Há muitas pessoas que se orgulham de sua agenda lotada de compromissos. Ociosidade é palavra fora de seu dicionário. Não sabem “perder tempo” com a família, com os filhos, com os amigos, com Deus... Isso ocorre também na Igreja, com os ministros ordenados, com os agentes de pastoral. São tantas atividades que não sobra tempo para contemplar o mistério, para rezar a vida, para entrar na intimidade do Senhor. Em tempos de pandemia, para muitos, as reuniões virtuais e as lives acabaram tornando a vida mais agitada que antes.

O isolamento social imposto pela pandemia deveria ter nos ajudado a perceber o quanto a meditação e a contemplação fazem falta em nossa vida. O sistema capitalista nos impõe um ritmo desumano e nos transforma em máquinas sem que a gente perceba. Levados pela ânsia de produzir e consumir, deixamos de contemplar o belo que se revela no profundo de Deus e das coisas por Ele criadas.

Conciliar ação e contemplação é a tarefa de quem quer ter uma vida saudável, íntima com Deus e responsável com os irmãos e irmãs. Saber colocar-se aos pés do Senhor e ouvi-lo serenamente é a maneira de adquirir força e sabedoria para viver a vida e enfrentar as situações adversas que a própria vida nos reserva. Perguntemo-nos: diante do Senhor, que atitude temos tomado: de Marta ou de Maria? As atitudes de ambas não se opõem. Elas se complementam desde que feitas no seu devido tempo.

Senhor, ensina-nos o caminho da ação na contemplação e da contemplação na ação a fim de que, repletos de vosso amor e ternura, nos dediquemos a servir nossos irmãos e irmãs. Perdoa-nos quando nos deixamos levar pelo excesso de atividades e preocupações e não dedicamos tempo a ouvir, meditar e contemplar vossa Palavra. Amém.

Comentários

  1. Senhor Jesus, dá - me a graça e sabedoria para ouvir e entender súa palavra no meio de tanto barulho e preocupações ! Maria escolheu a melhor parte, que o Divino Espirito Santo me ilumine para que eu possa escolher sempre o melhor para mim que é estar ão lado de Jesus .

    ResponderExcluir
  2. Pai, que o meu agir não seja movido por um ativismo insensível à Palavra de Jesus. Antes, seja toda a minha ação decorrência da escuta atenta da Palavra do Teu Filho que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Senhor, dá-me a graça de conciliar ação e contemplação.Que eu não me perca com afazeres e distrações que possam me desviar de servir o meu irmão que sofre e de dedicar atenção devida à Vossa Palavra .Amém.

      Excluir

Postar um comentário