A Palavra se faz vida!

Prontidão na esperança

Lc 12,39-48

Por Pe. Geraldo Martins

Estar preparado! Esta atitude é própria de quem tem esperança e é disso que nos fala o evangelho proclamado na liturgia de hoje. Se acreditarmos, realmente, que Cristo virá ao nosso encontro, ficaremos de prontidão para recebê-Lo, mesmo sem saber a hora em que chegará. Nisso se manifestará nossa esperança e esta passa a dirigir nosso proceder. 

Ao responder à pergunta de Pedro – “Senhor, contas esta parábola para nós ou para todos?” – Jesus deixa claro que ninguém pode se descuidar do compromisso de estar preparado para a chegada do Senhor cuja hora ninguém sabe. As lideranças, de maneira especial, têm a responsabilidade de dar testemunho dessa prontidão, dessa esperança. E cada um de nós, ao seu modo, exerce algum tipo de liderança. 

Na história contada por Jesus vemos como são diferentes as atitudes dos que confiam e esperam o Senhor dos que já não acreditam em seu retorno. Os primeiros são bem-aventurados por estarem em prontidão, cumprindo seu dever, à espera do Senhor. Já os últimos, sem esperança, abusam do poder e, por sua atitude, receberão uma sentença condenatória, participando do “destino dos infiéis” (cf. Lc 12,46).

O alerta final de Jesus deveria nos fortalecer em nossa esperança e, ao mesmo tempo, nos estimular à prontidão: “A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” (Lc 12,48). Uma breve reflexão nos fará perceber que recebemos tanto de Deus...

Indaga-nos o papa Francisco: "Eu acredito nesta esperança, que Ele virá? Tenho o coração aberto, para ouvir, quando ele bate à porta? O cristão é um homem ou uma mulher que sabe esperar por Jesus e por esta razão é um homem ou uma mulher de esperança. Em vez disso, o pagão - e muitas vezes nós cristãos nos comportamos como pagãos - esquece Jesus, pensa em si mesmo, em suas próprias coisas, não espera por Jesus" (21 de outubro de 2014).

Tenho agido como cristão, esperando por Jesus, ou como pagão, esquecendo Jesus? 

Comentários

  1. Quê o Espirito Santo nos ilumine para o reto discernimento de escolhermos sempre por Jesus , e aproveitarmos as oportunudades da graça de Deus em nossa vida , para que assim sejamos atentos.

    ResponderExcluir
  2. Parece que, infelizmente, vivemos em uma sociedade da desesperança.

    ResponderExcluir
  3. Pai, leva-me a tomar consciência de que muito será exigido de mim, pois muito me foi dado. Que minha vida seja compatível com minha condição de discípulo do teu Reino.

    ResponderExcluir
  4. Estar pronto para o chamado de Jesus.Essa deve ser nossa responsabilidade.Senhor ,nos ajude a responder ao seu chamado sem titubear.Amem.

    ResponderExcluir
  5. Senhor Jesus ajudee a estar sempre pronta ao seu chamado através de meus comportamento e ações. Amem

    ResponderExcluir

Postar um comentário