Servir à vida
A cura é precedida de uma pergunta desconcertante dirigida
aos fariseus e doutores da lei: “é permitido curar no sábado ou não?” (Lc
14,3). Eles respondem com o silêncio. E, após curar aquele homem, Jesus faz
outra pergunta, igualmente inquietante, que deveria levar os fariseus e
doutores da lei a reverem sua prática – “quem de vocês, se o filho ou seu boi
cai num poço, não o tira imediatamente, ainda que seja sábado?” (Lc 14,5).
A lei só vem de Deus e a Ele nos leva quando estiver a favor da vida e da liberdade. Com seu gesto, Jesus resgata o verdadeiro sentido do sábado que é louvar a Deus servindo as pessoas, curando-as dos males que as oprimem, devolvendo-lhes a alegria de uma vida liberta do acúmulo de “tantos líquidos” que a fazem sofrer como a vaidade, o orgulho, a autossuficiência, o egoísmo, a indiferença. Eis a lição que os fariseus e doutores da lei não aprendiam.
Observemos, ainda, que Jesus toma o doente pela mão. Isso implica aproximar-se. Diz o papa Francisco: "O
Senhor, ajudai-nos a interpretar corretamente vossas leis e mandamentos a fim de praticá-los segundo vosso desejo, sempre voltados para o nosso bem e de nossos irmãos e irmãs. Amém!
Jesus. Ajudei-nos a deixar de lado certas leis , E servirmos mais com amor , pura amor e para o amor . Amém .
ResponderExcluirLivrai-nos Senhor da hipocrisia e dai-nos discernimento e sabedoria, no seguimento ao Seu Filho Jesus. Amém!
ResponderExcluirQuantas vezes deixamos de realizar alguma boa obra porque o dia não nos é conveniente ou porque as regras do mundo não nos permitem fazê-lo e temos receio de que nos critiquem! Quanto medo nós temos hoje de ajudar a alguém porque podemos estar caindo em alguma emboscada!
ResponderExcluirAmém 🙏🏼
ResponderExcluirAs atitudes de Jesus nos constrange.
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirJesus já mostrou que a vida e a salvação do povo está acima de tudo.Que Ele nos dê um coração puro e humilde para oferecermos um culto agradável e ajudar ajudar a todos os irmãos sem nada exigir
ResponderExcluir