A Palavra se faz vida

Necessidade de rezar

Lc 11,1-4

Por Pe. Geraldo Martins

A necessidade de rezar, por um lado, revela o reconhecimento de nossa pequenez e de nossa incapacidade de superar nossas carências por nós mesmos. Por outro lado, nos dá a consciência de que Deus está sempre próximo de nós, pronto a nos ouvir e atender, fortalecendo-nos com sua graça, atendendo-nos em nossas indigências.

Diante do testemunho de Jesus que sempre se colocava em oração (cf. Lc 3,21; 6,12; 9,29; 11,1), os discípulos se despertam para essa prática e lhe pedem que lhes ensine rezar (Lc 6,1). Eis aí uma primeira lição deste texto de Lucas: a oração aprende-se. De fato, não poucas pessoas dizem não saber rezar. E talvez não o saibam por não compreenderem o que seja a oração.

Quando descobrimos que a oração é um colocar-se diante de Deus, numa sintonia de amor, já estamos rezando. Para tanto, é preciso criar espaço, tempo e clima apropriado. Sem um mínimo de exclusividade, pode haver muita interferência em nossa conexão com Deus.

A oração não exige muitas palavras, nem muitas fórmulas. Esta é a segunda lição que podemos tirar deste evangelho. Jesus ensina que, na oração, basta reconhecer a Deus como Pai, santificando seu nome e deixando-se conduzir por seu modo de agir, daí os dois pedidos: santificado seja teu nome e venha o teu Reino (cf. Lc 11,2). Os três pedidos seguintes – o pão de cada dia, o perdão dos pecados e a proteção contra a tentação (Lc 11,4) – tratam de necessidades que todo ser humano tem e que não é capaz de suprir sem o auxílio divino.

A oração traz Deus a nós e nos coloca em Deus. Ela nasce da fé e da confiança que temos nele. Ela alimenta nossa esperança. Dela deveríamos sair sempre alegres e relaxados. E não é o que acontece com algumas pessoas que saem da oração de espírito abatido, tristes e com uma espécie de medo de Deus como se Ele castigasse. A verdadeira oração nos convida a colocar todas as nossas preocupações em Deus porque ele cuida de nós (cf Sl 55,23; 1Pd 5,7).

Senhor, ouvi nossa oração e vinde em nosso auxílio. Socorrei-nos em nossas necessidades e dai-nos a graça de sempre vos louvar e bendizer por vossa misericórdia e bondade que são infinitas.

Comentários

  1. Basta nos colocarmos na presença de Deus, que está no meio de nós, para que a oração brote da nossa alma e do nosso coração

    ResponderExcluir
  2. Senhor, ouvi nossa oração e vinde em nosso auxílio. Socorrei-nos em nossas necessidades e dai-nos a graça de sempre vos louvar e bendizer por vossa misericórdia e bondade que são infinitas.

    ResponderExcluir
  3. Que o Reino de Jesus aconteça entre nós perdoe nossos pecados ensina- nos a perdoar , assim como nós somos perdoados por Deus .Quê o Senhor nos fortaleça e não nos deixe cair em tentação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário