A Palavra se faz vida

Discernir os sinais dos tempos

Lc 12,54-59

Por Pe. Geraldo Martins

No evangelho de hoje, Jesus fala da necessidade de sabermos discernir os sinais de Deus em nossa vida tal como sabemos distinguir os sinais da natureza, quando vai chover ou quando vai fazer sol. Trata-se de uma tarefa exigente que implica, como diz o papa Francisco, silêncio, reflexão e oração. “Só assim poderemos compreender os sinais dos tempos, o que Jesus nos quer dizer”.

Esse discernimento está ao alcance de todos e não exige, como alguns podem pensar, aprofundados estudos ou formação acadêmica. Basta deixar-se guiar pelo Espírito de Deus, contemplar seu amor e sentir sua presença. Aliás, Jesus já havia dito em outra passagem que Deus esconde os segredos do Reino aos grandes e entendidos para revelá-los aos simples e pequenos (cf. Mt 11,25).

Deus nos fala de muitas maneiras, porém, nem sempre percebemos porque nos falta a disposição para o mergulho nos fatos da vida e dos tempos que nos faz descobrir seus sinais. Lembra Francisco: “O nosso trabalho é examinar o que acontece dentro de nós, discernir os nossos sentimentos, os nossos pensamentos e analisar o que acontece fora de nós, discernir os sinais dos tempos com o silêncio, com a reflexão e com a oração” (23.10.2015).

Ao invés de ficarmos lamentando tantos fatos que nos escapam à compreensão, por que não lê-los com os olhos do coração que nos revelam os sinais de Deus? Na liberdade que Deus nos deu, deixemo-nos conduzir por seu Espírito que tudo esclarece e ilumina. Assim ficará mais fácil discernir os tempos messiânicos que Jesus nos revelou. Então, encontraremos o caminho da reconciliação e da paz e não correremos o risco de uma condenação por não termos sabido interpretar o tempo presente e julgar o que é justo (cf. Lc 12,56-57).

Comentários

  1. Deixamo- nos ser conduzido por Jesus no silêncio mais profundo do nosso coração pois é aí que está os olhos que tudo pode ver, os olhos do mais perfeito Amor Jesus Cristo. É só deixar ele entrar que seremos moldados pelo Espírito santo.

    ResponderExcluir
  2. Senhor, ajudai-me a ver e discernir com os "olhos do coração" tudo aquilo que escapa ao meu entendimento.

    ResponderExcluir
  3. Senhor ajudar nos sermos mais humilde e compreensível .

    ResponderExcluir
  4. "Perceber os sinais de Deus."..
    Exige "atenção plena."
    É preciso se entregar aos cuidados do Espírito Santo de Deus que nos ilumina e nos esclarece em nossas dificuldades.
    Enviai Senhor Vosso Espírito para renovar a nossa vida.Amem.

    ResponderExcluir
  5. Pai, corrige a negligência que me impede de entregar-me inteiramente à ti, sem demora. Torna-me hábil para as coisas do teu Reino! Cura a minha cegueira, Senhor, e dá-me a luz do teu Espírito para ver a profundidade das pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Vem Espírito Santo vem, vem iluminar!

    ResponderExcluir
  7. Quê Deus nos inspire com o Espirito Santo e que nós saibamos discernir os sinais de Jesus em mossa vida , que tenhamos a força de nós libertar dos pecados .

    ResponderExcluir
  8. '... como diz o papa Francisco, silêncio, reflexão e oração. “Só assim poderemos compreender os sinais dos tempos, o que Jesus nos quer dizer”.'

    ResponderExcluir

Postar um comentário