A Palavra se faz vida

Rezar sempre

Lc 18,1-8

Por Pe. Geraldo Martins

A história contada por Jesus, neste texto de Lucas, para mostrar a necessidade de rezar sempre e nunca desistir (cf. Lc 18,1), faz-nos pensar que a oração exige, pelo menos, três atitudes que se interpenetram: a fé, a esperança e a perseverança. Uma leva, necessariamente, à outra. Sem isso, toda oração é vazia. O beato Charles de Foucauld, na busca da fé que havia perdido, rezava assim: “Meu Deus, se tu existes, faze que eu te conheça". Tudo começa pela fé.

A experiência da oração é sempre pessoal, mesmo quando feita na comunidade e em comunidade. É preciso compreender, no entanto, que oração não é mágica, mas encontro amoroso entre Criador e criatura; diálogo entre Deus, Pai-Mãe de ternura e misericórdia, e seus filhos e filhas queridos. Implica, portanto, falar, mas também ouvir. Daí a necessidade de fazer silêncio e ceder espaço à reflexão e à meditação para escutar o que Deus nos fala. Do contrário Ele pode nos atender sem que percebamos. 

Na oração, devemos nos entregar inteiramente a Deus e confiar que Ele agirá no seu tempo e ao seu modo. Podemos sempre dizer o que queremos e quando gostaríamos de recebê-lo, sem nos esquecer de acrescentar: “seja feita a Tua vontade”. É a nossa conformidade com a vontade do Pai que nos faz alcançar, não tanto o que queremos, mas aquilo de que temos necessidade, afinal “o Pai de vocês conhece as necessidades de vocês, antes que vocês lhe peçam” (Mt 6,8). Se não compreendermos isso, corremos sério risco de nos decepcionar. 

Senhor, escutai minha oração e atendei minhas súplicas. Fazei que, na perseverança que nasce da fé, eu vos procure sempre e a vós me entregue inteiramente. Amém!

Comentários

  1. Não podemos desistir da nossa fé mesmo diante de tantas coisas desanimadoras que enfrentamos e vivenciamos nesta vida

    ResponderExcluir
  2. Senhor, nos ajuda a sermos justos com os outros
    Senhor, nos ajuda a perseverar na oração e na fé, nos ajuda a fazermos nossas orações no Espírito de fé, compreender que a oração e a fé andam, caminham juntas
    Nos ajuda a sermos perseverantes

    ResponderExcluir
  3. "Senhor,escutai minha oração e atendei minhas súplicas. Fazei que,na perseverança que nasce da fé, eu vos procure sempre e a vós me entregue inteiramente.Amem."

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho Fé, mais aumenta a minha Fé

    ResponderExcluir
  5. A fé e a oração caminham juntas.Que o Espirito Santo nos ilumine e nos conduza numa vida de fé. Sejamos firmes nunca desistindo , assim como fez a viúva, com fé , esperança e perseverança. Senhor , escutai minha oração e atendeu a minha súplica. " Que seja feita a Tua vontade".

    ResponderExcluir
  6. Senhor... "Fazei que, na perseverança que nasce da fé, eu vos procure sempre e a vós me entregue inteiramente". 
    - Amém!

    ResponderExcluir

Postar um comentário