A Palavra se faz vida

 O lamento de Jesus

Lc 19,41-44

Por Pe. Geraldo Martins 

Jerusalém, a cidade santa, abriga também o poder que corrompe e explora. Prestes a entrar nesta cidade, terminando sua longa viagem, Jesus a contempla e chora porque ela se fecha à sua mensagem de libertação e de salvação. Jesus entra em Jerusalém, mas sua mensagem não é acolhida, sua pessoa é rejeitada. Só Ele pode trazer a paz, mas Jerusalém não compreende isso.

O que se passa com Jerusalém acontece também conosco quando nos fechamos à graça de Deus. Acolhemos Jesus pela metade porque nem sempre nos dispomos a cumprir sua palavra, sobretudo, naquilo que ela mais exige de nós. Nem sempre nos abrimos à conversão e à mudança de vida, preferindo o que nos dá conforto e não nos incomoda. Aceitamos Jesus desde que isso não implique mudar nossas opções e desejos.

O choro de Jesus é “linguagem da impotência diante da recusa”, um lamento por perceber as opções de Jerusalém que contradizem a vontade de Deus.  Suas palavras “são uma constatação sofrida do que o povo, desobedecendo, acaba fazendo a si próprio” (Liturgia O Pão Nosso de Cada Dia). Faz lembrar, por exemplo, os pais quando apontam para os filhos o caminho do estudo, do compromisso, da responsabilidade, da fé e eles optam por caminhos que os levam ao sofrimento e à dor. Quantos pais nos procuram com o coração sangrando por causa das opções erradas de seus filhos!

Precisamos nos abrir cada dia mais à graça de Deus para perceber e sentir seu amor por nós. Não deixemos que passe em vão o dia da graça do Senhor. A Ele supliquemos confiantes: converte, Senhor, nosso coração e quebra nossa resistência ao amor que teu Filho nos mereceu. Amém!

Comentários

  1. Senhor, nos ajuda a abrir o coração pra você entrar e ficar, mudar o que tiver de mudar, curar as nossas ferida por escolhas erradas
    Senhor, nos liberta do pecado que não permite você entrar no nosso coração
    Jesus amado perdão por fazer você chorar nos dias de hoje com as nossas escolhas erradas
    Jesus caminha conosco, guia os nossos passos, entra e faça morada no nosso coração

    ResponderExcluir
  2. Jesus deseja ardentemente olhar para nós e sorrir de alegria pela nossa disposição em aceitá-Lo de todo o coração, como o único Senhor e Salvador dos nossos muros. O inimigo não mais nos amedrontará porque o Espírito do Senhor nos guarda para o dia do feliz julgamento. Jesus é a nossa paz, Jesus é a nossa alegria.

    ResponderExcluir
  3. Jesus chorou , porque homens e mulheres foram ingratos e não o acolheram e não reconheceram Nele o Messias. Chorou porque Jerusalém o recusou. Não deixemos que o inimigo de Nossa salvação possa vencer a nossa vida. Que sejamos iluminados ( as) pelo ESPIRITO Santo ,Para aceitar Jesus hoje , abandonando o pecado e sermos inteiramente de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. "Supliquemos confiantes: converte, Senhor, nosso coração e quebra nossa resistência ao amor que teu Filho nos mereceu. Amém!"

    ResponderExcluir

Postar um comentário