A Palavra se faz vida

Que Jesus esperamos?

Lc 7,19-23

Por Pe. Geraldo Martins

A pergunta que João Batista manda seus discípulos fazerem a Jesus é sinal de que também ele tinha dúvidas quanto à messianidade de Jesus, não obstante ter tido outras experiências na relação com Ele. Revelando-se um Messias diferente do que a maioria esperava, especialmente, as lideranças do povo, Jesus surpreende de modo a confundir o próprio João Batista.

Como João Batista, pode acontecer que também nós coloquemos em dúvida a ação de Deus em nossa vida, apesar de já tê-la experimentado em tantas ocasiões e oportunidades. Muitas vezes somos confundidos por aqueles que tentam nos desviar dos caminhos do Reino e acabamos por questionar o próprio Jesus.

Em sua resposta aos discípulos do Batista, Jesus reafirma sua identidade não com palavras, mas com ações. Nele se cumpre o que foi dito pelo profeta Isaías, retomado por Lucas: trazer vida nova aos pobres (cf Lc 4,18).

A pergunta sobre a identidade de Jesus vem daqueles que se escandalizam com seu jeito de se colocar no meio do povo. Ao contrário do que muitos esperavam, Jesus não se apresenta como um Messias glorioso, poderoso, rico, mas pobre, misturado com os pecadores e publicanos, doentes e marginalizados. Por isso muitos se escandalizaram e se escandalizam ainda hoje com Ele. Daí Ele dizer: “felizes aquele que não se escandalizar por causa de mim” (Lc 7,23).

Estamos nos aproximando do Natal, festa tão celebrada no mundo inteiro. Podemos nos perguntar: que Jesus esperamos? Um Messias que vem para os grandes projetos de retomada do poder? Um Jesus que se rende ao sistema dos grandes e poderosos? Um Jesus conivente com as injustiças sociais? Ou um Jesus pobre, amigo, servidor e irmão dos pobres, dos pecadores, dos excluídos? Um Jesus que diz não a este sistema que mata e marginaliza?! Um Jesus que denuncia a injustiça, a opressão, a violência, a morte?! Qual Jesus nascerá nos presépios que armamos em nossas casas? E nos nossos corações?

Ó Cristo, vem ao nosso encontro. Não permitas que vivamos teu Natal dominados pela sede de consumo, mas dá-nos a graça de celebrá-lo no serviço generoso e na partilha alegre com os irmãos e irmãs, especialmente, os que vivem na vulnerabilidade.

Comentários

  1. Na leitura de hoje (IS 45, 6-25)
    Deus nos fala que vem do céu como chuva a justiça, a salvação,e Ele quer contar com nossa ação para que ela se realize. Que os nossos joelhos se dobra diante de Deus toda língua professa a sua justiça
    No evangelho somos convidados a deixar Jesus Cristo nos curar a reconhecer os sinais da nossa vida que é viver a fé, o amor, a esperança, estas realidades da nossa vida. Senhor nos ajuda a fazer exames de consciência, de mudar de vida, que o amor de Deus nos convença a amar os nossos irmãos e irmãs, nos convença a perdoar, nos convença a pagar o mal que recebemos com amor e com o bem que vem de Jesus Cristo, nos ajuda Senhor a viver estas virtudes e dons vinda do céu de Jesus Cristo amém

    ResponderExcluir
  2. "Ide contar a João o que vistes e ouvistes!" 🙏👀

    ResponderExcluir
  3. Que saibamos reconhecer os sinais de Jesus no nosso dia a dia e proclamar o seu reino. Amém!

    ResponderExcluir
  4. Não somos mais aquelas pessoas tristes e desanimadas que por qualquer motivo se desesperavam. A esperança norteia as nossas ações, a fé é a bússola que nos direciona, por isso, não precisamos esperar por mais ninguém: Jesus já veio e age no meio de nós.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe.Geraldo. Suas Homilias me fortalecem.! " É feliz aquele que não se escandaliza por causa de Mim." Senhor Jesus que acatemos Vossa palavra vendo - Vos no necessitado , no carente , no pobre nos que estão a margem, sem nos escandelizarmos mas com o firme propósito de seguir - Vos em tudo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário