A Palavra se faz vida

Praticar a Palavra

Mt 7,21.24-27

Por Pe. Geraldo Martins

Esta passagem de Mateus refere-se ao final do longo Sermão da Montanha em que Jesus aponta para seus discípulos o caminho do Reino. Aqui, Ele vai explicitar que não basta invocar o nome do Senhor para provar a própria fé e garantir a participação no Reino. Será necessário, antes, praticar a Lei do Senhor, cumprindo a vontade do Pai.

A comparação usada por Jesus para identificar quem pratica ou não a vontade do Pai – construir a casa sobre a rocha ou sobre a areia – deixa claro que o fundamento de nossa vida é a Palavra revelada por Ele. Assim, somos exortados a viver as bem-aventuranças, a ser sal da terra e luz do mundo, a amar o inimigo, a praticar a oração, o jejum e a esmola, a perdoar e a tantas outras práticas que nos identificam como discípulos e discípulas de Jesus.

Há muitos que nos identificamos como "bons" ouvintes da Palavra de Jesus. Contudo, não nos deixamos moldar e transformar por ela. Usamos uma espécie de filtro para “separar” o que nos agrada e o que não nos agrada na Palavra de Deus, ficando apenas com aquilo que não exige sacrifícios, renúncias, conversão, como se isso fosse possível. Nesse caso, provamos nossa insensatez, construindo a casa de nossa vida sobre a areia de nossa presunção, de nossa soberba e de nossa negligência.

Construir a casa sobre a rocha, que é Cristo, significa dispor-se a praticar seus ensinamentos na radicalidade que lhes é própria, sem subterfúgios ou desculpas. É comprometer-se com as causas do Reino e fazer valer a fé que nos move e identifica. Lembremo-nos: “o verbalismo religioso, individual, comunitário ou litúrgico, torna-se piedosa ilusão, se não se concretiza numa vida operosa e comprometida” (Missal Cotidiano).

Ó Cristo, ilumina-nos a fim de que nos tornemos sempre mais praticantes de tua Palavra e, assim, participarmos, um dia, das alegrias do Reino que inauguraste no meio de nós.

Comentários

  1. Construir a casa sobre a rocha, que é Cristo, significa dispor-se a praticar seus ensinamentos na radicalidade que lhes é própria, sem subterfúgios ou desculpas. É comprometer-se com as causas do Reino e fazer valer a fé que nos move e identifica.

    ResponderExcluir
  2. Senhor, nos ajuda a ouvir e colocar a tua palavra em prática, a construir, nossa vida de fé, nossas famílias, na rocha que é Jesus Cristo, construir nos seus ensinamentos, na fé, na caridade, na esperança

    ResponderExcluir
  3. Deus é a Rocha, Deus é o Amor e quem se ajusta à Sua vontade, terá uma vida firme, confiante e as tempestades, os terremotos, os ventos não o abalarão.

    ResponderExcluir
  4. "Ó Cristo, ilumina-nos a fim de que nos tornemos sempre mais praticantes de tua Palavra". 📖

    ResponderExcluir
  5. Que Deus nos conceda o dom da Fortaleza para assim crescermos na fé e suportamos todas as tentações e capacita- nos a edificarmos nossa casa sobre a Rocha.!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário