A Palavra se faz vida

Plena de graça!

Lc 1,26-38

Por Pe. Geraldo Martins 

O anúncio do anjo a Maria revela o papel fundamental desta jovem no plano da salvação. Mostra a confiança de Deus na pessoa humana da qual quis se servir para a realizar suas promessas. Meditemos sobre alguns aspectos desta passagem do evangelho de Lucas cuja riqueza nunca se esgota.

1. “O Senhor está com você!” (Lc 1,28) – Esta afirmação do anjo na saudação que faz a Maria é reveladora do quanto esta jovem da desconhecida cidade de Nazaré vivia sintonizada em Deus. Significa que ela é toda habitada por Deus, por isso, é "plena de graça" (Lc 1,28). Nela não havia lugar para o mal, para o pecado. Isso é motivo de imensa alegria. Conosco acontece o mesmo?

2.  “Como se fará isso?” (Lc 1,34) – É natural que Maria tivesse dúvida diante da proposta que recebe de ser a mãe do salvador - "Eis que você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe dará o nome de Jesus" ((Lc 1,31). A pergunta de Maria não traduz incredulidade, mas de busca de esclarecimento para melhor responder ao chamado de Deus. E nós, como nos posicionamos diante do chamado que Deus nos faz? Nossas dúvidas são de quem não acredita ou de quem procura a melhor forma para dizer sim?

3. “O Espirito virá sobre você” (Lc 1,35) – O medo não deve fazer parte da vida de quem crê. A fé faz a graça habitar em nosso coração eliminando todo o medo e insegurança. Quem tem a graça de Deus é conduzido pelo Espírito. Torna-se, portanto, instrumento de Deus e gera para o mundo a salvação oferecida por Deus. 

4. “Faça-se em mim” (Lc 1,38) – Fazer-se servo ou serva de Deus é próprio de quem confia na sua graça, na sua proteção, em seu amor e nas suas promessas. Tornar-se servo de Deus é o caminho de quem se deixa plenificar pelo Espírito Santo. Estamos seguindo esse caminho?

O Natal nos convida a seguir o exemplo de Maria. Devemos nos fazer canais por meio dos quais Deus vem ao encontro das pessoas, renovando-lhes a fé e a esperança.

Senhor, enche-nos com tua graça. Dá-nos teu Espírito a fim de que, como Maria, Mãe de teu Filho, também saibamos fazer-nos teus servos e servas a caminho de teu Reino. Amém!

Comentários

  1. Maria é um exemplo de humildade e obediência ao Pai. Devemos aprender com Maria a darmos sempre o sim a Deus acolhendo com humildade a Sua vontade sobre nós e nossas comunidades. Maria do Sim me ensina a dizer e viver o meu sim a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Como é belo poder parar um pouco e contemplar a beleza do verbo que vem, e que se apresenta diante de nossa humanidade, no silêncio absoluto de sua divindade. É para nos dizer que não fiquemos fechados em nós mesmos
    Em Isaías 7 a leitura de hoje, Acaz é frio em ouvir a palavra do profeta, e fica fechado em sim mesmo. Mas é Deus quem rompe todo o coração de pedra de Acaz
    Senhor, nos ajuda a buscar a alegria, nos liberta do pecado, da maldade
    Que o nosso sim seja verdadeiro e de fé, obrigada Senhor por nos salvar
    Abra o nosso coração para as obras do Espírito Santo
    Renova Senhor em nós a fé e a esperança

    ResponderExcluir
  3. A Virgem Maria disse Sim a Deus , disse ao anjo que estava pronta para ser ir ao Senhor, estava pronta para servir a Deus. Que nós no servi o a Deus , estejamos sempre felizes e destemidos porque é Ele a nossa segurança Que o Senhor nos dê a verdadeira alegria e a fortaleza coloquemos nossa segurança no Senhor . Precisamos olhar para Jesus e par Nossa Senhora e pedir que o Senhor nos fortaleça é o Natal de Nosso Senhor Jesus , que veio como graça para nós salvar .Peçamos a Deus que nos dê a verdadeira alegria pelos Dons do Espírito Santo

    ResponderExcluir

Postar um comentário