A Palavra se faz vida

O testemunho dos inocentes

Mt 2,13-18

Por Pe. Geraldo Martins

A liturgia de hoje celebra a festa dos “Santos Inocentes”. Trata-se das crianças que foram trucidadas por Herodes que, ao saber do nascimento de Jesus, quis eliminá-lo para não correr o risco de perder o trono.

Uma preocupação de Mateus era apresentar Jesus como o novo Moisés. Assim, a tônica desse texto recai também sobre essa intenção do evangelista. É claro o paralelismo que ele traça aqui entre os dois. Ambos nascem em meio à mortandade de crianças (Ex 1,8-2,10 e Mt 2,13-18); ambos fogem para o Egito (Ex 3,10 e Mt 2,13-14); a eles se aplica a palavra “do Egito chamei meu Filho” (Ex 12,37-42 e Mt 2,15) (cf. Missal Cotidiano).

O nascimento de Jesus representa o fim dos que personificam o mal. Herodes é um desses. Sua atitude, ao decretar a morte das crianças com o intuito de eliminar Jesus, revela do que são capazes os tiranos que se apegam ao poder. Quando se sentem ameaçados, respondem com violência, opressão e morte.

Não nos iludamos. Ainda, hoje, há muitos Herodes ferindo de mortes a tantos inocentes. Os que se deixam seduzir e levar por uma economia que põe o lucro acima das pessoas são exemplo disso, bem como os que lutam pelo controle do tráfico, os que ignoram as leis, a ética e o bem comum para satisfazer seus interesses pessoais. E a lista dos atuais Herodes continua...

O martírio das crianças que, mesmo sem conhecer Jesus, deram testemunho dele com seu sangue, faz-nos lembrar das crianças que são vítimas de uma sociedade que não as trata com absoluta prioridade como preconiza a Constituição Federal (artigo 227). Assim, assistimos, cotidianamente, à morte de crianças pelo aborto, pela violência, pelas balas “perdidas”, pela fome, pelo abandono, pela negligência e por tantas outras situações que condenam a maldade que, inexplicavelmente, habita o coração humano.

A atitude de José que, ouvindo a voz de Deus, sai destemidamente no meio da noite para defender seu filho, nos motive a assumir a defesa da vida das crianças, lembrados do que disse Jesus a seu respeito: “Deixem as crianças virem a mim. Não as impeçam porque o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas” (Mc 10,14).

Senhor, toca o nosso coração a fim de que nos comprometamos cada vez mais na promoção e na defesa da vida de nossas crianças. Livra-nos dos Herodes que continuam ameaçando de morte tantos inocentes em nosso país e no mundo. Amém!

 

Comentários

  1. Na leitura primeiro João 1, 5-2,2
    Deus nos dá-se a conhecer, Ele é a luz que se identifica com a vida, e a comunica à humanidade
    Nele não há treva alguma
    A nossa redenção foi selada com ato de entrega que revela amor até o fim
    O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado
    A comemoração dos inocentes mártires parece tirar aquele tom festivo do Natal. Ouviu-se um grito, muito choro e grande lamento, eram as mães desoladas que perderam seus filhinhos
    Com os olhos da fé compreendemos que o martírio é um dom gratuito do Senhor. Os inocentes deram testemunho de Cristo, não com palavras, mas com o sangue. São mártires, como Estevão
    Senhor nos ajuda a compreender que nenhuma maldade triunfa, pois é subjugada sempre pela bondade e pela misericórdia divinas, nada pode deter os desígnios divinos

    ResponderExcluir
  2. Pedimos a intercessão dos Santos inocentes que fujamos desse caminho da morte Sejamos nós católicos cristãos da vida , cristãos que optam pela vida incondicionalmente. Senhor, toca o nosso coração afim de que nos comprometemos cada vez mais na promoção e na defesa da vida de de nossas crianças fujamos desse caminho da morte

    ResponderExcluir

  3. Pai, apesar da minha fraqueza, sei que contas comigo para o serviço do teu Reino. Vem em meu auxílio, para que eu seja um instrumento útil em tuas mãos.

    ResponderExcluir
  4. "Deixem as crianças virem a mim."

    ResponderExcluir

Postar um comentário