A Palavra se faz vida

A verdadeira cegueira

Mt 9,27-31

Por Pe. Geraldo Martins

Há dois tipos de cegueira ou escuridão: a dos olhos e a do espírito. Ao contrário desta última, a primeira não impede que se tenha a luz que permite ver e reconhecer Jesus como o Messias, o Salvador. Há muita gente que, tendo a luz dos olhos, vive na escuridão da cegueira interior. Veem Jesus, mas, por falta da luz interior, a que chamamos fé, não o reconhecem como libertador e, por isso, não se libertam de suas prisões e do males que os afligem.

Os dois cegos, personagens centrais deste texto do evangelho de Mateus, são um exemplo de como conseguir a cura do mal que os atormenta. Seguindo a Jesus, reconhecem-no como “Filho de Davi” e imploram sua compaixão. Sem a luz dos olhos, guiam-se pela luz do espírito. Chamam atenção suas atitudes que nos parecem ser os passos para sua cura: seguem Jesus, gritam por compaixão, aproximam-se de Cristo, confirmam que creem nele e se deixam tocar por Ele (cf. Mt 9, 27-28). Para reconhecer Jesus, portanto, como Filho de Deus não é necessária a luz dos olhos, mas tão somente a luz da fé. 

A fé dos dois cegos é confirmada no diálogo que têm com Jesus que lhes faz uma pergunta interessante antes de tocar seus olhos – “vocês acreditam que eu posso fazer isso?” (Mt 9,28). Equivale a dizer: “vocês acreditam mesmo que sou o Filho de Davi?”. Jesus testa a convicção, a fé de seus interlocutores e a coloca como condição para o milagre acontecer. O toque de Jesus vem após os dois cegos confirmarem que acreditam nele. O milagre, neste sentido, depende mais de quem o pede do que de quem pode realizá-lo– “faça-se conforme a fé de vocês” (Mt 9,29), diz Jesus aos cegos após tocar-lhes os olhos. Jesus nunca dificulta a cura. Tudo dependerá da convicção de quem a pede. 

Diante desta cena, poderíamos nos perguntar: até que ponto somos iluminados pela luz interior que nos faz afirmar que Jesus é o Filho de Deus? Não será verdade que aquela graça que pedimos não acontece por nos faltar a convicção de que Jesus nos pode dá-la? Se queremos que Jesus toque nossos olhos e nos cure de nossas cegueiras, respondamos, antes, com convicção, à pergunta que Ele nos faz: “vocês acreditam que eu posso fazer isso?” (Mt 9,28). Sem um “sim, Senhor” convincente, nada mudará em nossa vida e continuaremos na cegueira que nos faz viver na eterna escuridão. E quão dolorosa ela é!.

Senhor Jesus, cremos que tudo podes. Toca nossos olhos e cura-nos da cegueira interior que não nos deixa ver e sentir teu amor. Fortalece nossa fé, luz que nos faz reconhecer-te como nosso salvador e libertador. Amém!

Comentários

  1. Precisamos convicção do que pleiteamos de Deus! É necessário que tenhamos conhecimento das nossas verdadeiras carências e que à Luz do Espírito Santo, sterejamos capazes de nos autoconhecer e de confiar que Deus nos atenderá conforme a Sua vontade e o desejo verdadeiro do nosso coração.

    ResponderExcluir
  2. Senhor, cura-nos da cegueira da falta de fé que nos impede de ver a luz que é Jesus
    Senhor, nos envia o teu Santo Espírito de luz pra libertar o nosso coração das trevas, as trevas do nosso caminho
    Senhor, dai-nos os olhos sa fé, que saibamos gritar misericórdia de nós Senhor, abra os nossos olhos
    Nos ajuda a gritar que Jesus é a nossa luz

    ResponderExcluir
  3. Senhor.
    "Fortalece nossa fé, luz que nos faz reconhecer-te como nosso salvador e libertador. Amém!"

    ResponderExcluir
  4. Só em Jesus está nossa maior luz só em Jesus está o caminho certo da nossa salvação Que o Espirito Santo nos coduza que as virtudes e dons que vêem de Deus sejam instrumento para a nossa caminhada de Fé Que o nosso caminho só brilhe a luz de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário