A Palavra se faz vida

O mistério da Encarnação

Jo 1,1-18

Por Pe. Geraldo Martins

O chamado “Prólogo de São João”, proclamado na liturgia de hoje, tem como centro o mistério da encarnação. Jesus é a Palavra ou o Verbo de Deus por meio do qual tudo foi criado. É, portanto, Palavra criadora, que traz em si o germe da vida, por isso, São João diz que “na Palavra estava a vida e a vida era a luz dos homens” (Jo 1,4).

Esta Palavra assume a carne humana e vem habitar entre nós – “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Não há mistério maior! É o mistério celebrado no Natal, muitas vezes, ofuscado por adereços que nos desviam da verdadeira beleza deste mistério central de nossa fé.  

Bento XVI diz que, neste mistério, a palavra ‘carne’, indica o ser humano “na sua integralidade, o homem todo, mas precisamente sob o aspecto da sua caducidade e temporalidade, da sua pobreza e contingência. Isto para nos dizer que a salvação trazida por Deus que se fez carne em Jesus de Nazaré atinge o homem na sua realidade concreta e em qualquer situação em que se encontre” (Bento XVI - 09.01.2013). Não podemos, portanto, colocar em dúvida a humanidade de Jesus. 

Reconhecer Jesus como Deus que assume a carne humana é tê-lo como um de nós, conforme ensina o Concílio Vaticano II ao afirmar que o Filho de Deus “trabalhou com mãos humanas, pensou com uma inteligência humana, agiu com uma vontade humana, amou com um coração humano. Nascido da Virgem Maria, tornou-se verdadeiramente um de nós, semelhante a nós em tudo, exceto no pecado» (Gaudium et Spes, 22). Como nos conforta saber que Deus se fez humano. "Ao tornar-se Ele um de nós, nós nos tornamos eternos", rezamos no Prefácio III do Natal. 

Nem todos são capazes de compreender e acolher esse mistério. João Batista deu testemunho da luz, como ressalta o evangelista, mas houve quem a rejeitasse, preferindo as trevas (cf. Jo 1,7.10). Não é diferente hoje, quando muitos ainda se recusam a acolher o Cristo, Palavra de Deus encarnada entre nós (cf. Jo 1,11). Como João Batista, os que reconhecemos e acolhemos a Palavra encarnada, temos o dever de testemunhá-la a todos, incessantemente. 

Ó Cristo, Verbo encarnado do Pai, sois vida e luz para toda a humanidade. Fazei morada em nosso coração e iluminai nossa vida a fim de sentirmos em nós o vosso amor e a vossa graça salvadora. Amém!

Comentários

  1. Senhor Jesus, que eu veja tua glória de Filho de Deus brilhar em teus gestos misericordiosos em favor da humanidade

    ResponderExcluir
  2. Primeira João 2, 18-21
    João Evangelista, já velhinho, extremamente carinhoso para com os fiéis, exorta a todos para que permaneça na verdade.
    Estamos encerrando o nosso ano. Como Jesus menino que já contemplamos adulto e na plenitude, olhamos para o tempo confiando que ele seja sempre início, desenvolvimento, maturação, transformação, expectativa e fim o tempo passa, mas nosso destino é a eternidade
    OBRIGADO, SENHOR, CERTEZA DA GLÓRIA FUTURA
    CRISTO, a palavra, do PAI, ontem, hoje e SEMPRE. No encerramento do ano é bom recordar o começo. "A palavra se fez carne"

    ResponderExcluir
  3. " E a palavra se fez carne e habitou entre nós "Que o Senhor nos dê a graça de ouvir sempre o evangelho, a Bossa palavra se fez carne pois amantes tanto a humanidade ! Gratidão , padre Geraldo por nós evangelizar todo esse ano que está findando , as suas homilias me fortaleceram ainda mais e me aproximaram mais de Deus de Jesus nosso Redentor. Muito obrigada. Feliz Ano Novo !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário