A Palavra se faz vida

A verdadeira paralisia

Lc 5,17-26

Por Pe. Geraldo Martins 

Ensinar e curar. Eis duas atitudes que marcam a missão de Jesus e o identificam como enviado do Pai. Seu ensinamento fascina e atrai, por isso, Jesus está sempre cercado de pessoas. Ele traz algo novo que desperta no coração das pessoas a esperança de vida nova, especialmente, para os pobres e doentes.

Os doutores da lei e fariseus também andavam longe para ouvir Jesus (cf. Lc 5,17). Tinham, contudo, mais dificuldades de compreender sua mensagem libertadora. Talvez porque não fossem nem pobres, nem doentes... Seu lugar social era outro, por isso, em muitas ocasiões, opunham-se a Ele e até o combatiam.

A cura é uma confirmação do ensinamento de Jesus e traduz seu compromisso com a vida dos que a têm ameaçada. Por meio do ensinamento e da cura, Jesus integra, inclui e resgata a pessoa em sua dignidade. Tudo isso denuncia a sociedade de seu tempo que descartava e excluía os pobres e doentes. Seria diferente hoje?...

A cura do paralítico, narrada por Lucas no evangelho proclamado na liturgia de hoje, nos ensina tudo isso, colocando em evidência a fé como caminho de libertação. A criatividade dos que conduziam o paralítico a Jesus é uma prova disso. Não encontrando passagem para se aproximar de Jesus por causa da multidão, descem com o paralítico pelo telhado (cf. Lc 5,19). A força da fé vence todo obstáculo. E é isso que motiva a ação de Jesus – “vendo-lhes a fé, ele disse: ‘homem, teus pecados estão perdoados’” (Lc 5,20).

Ao perdoar aquele paralítico antes de curá-lo de sua doença, Jesus mostra qual é a verdadeira paralisia da qual devemos nos livrar: o pecado. Revela, ainda que Ele veio de Deus, afinal, só Deus pode perdoar pecados. Com seu gesto, ensina também que a doença não é castigo ou consequência do pecado, conforme se acreditava em seu tempo. Jesus devolve, assim, o protagonismo da vida àquele que fora curado – “imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus” (Lc 5,25). 

Diante de tais fatos, só quem se abre à graça de Deus poderá dizer: "Hoje vimos coisas maravilhosas!" (Lc 5,27). 

Senhor, cura-nos do pecado que nos paralisa e não nos deixa amar e servir a nossos irmãos e irmãs. Fortalece nossa fé a fim que nos aproximemos de ti, ainda que os obstáculos nos pareçam intransponíveis. Amém. 

 

 

Comentários

  1. Que o Senhor Jesus, nos liberte de qualquer tipo de paralisia que saibamos reconhecer nossos pecados e fragilidades e pedir perdão a Deus Pai todo Poderoso !

    ResponderExcluir

  2. O Evangelho de hoje, nos leva a compreender que de alguma forma todos nós somos paralíticos, porque todos somos pecadores. O pecado nos paralisa, por isso, todos que estamos paralisados pelo pecado precisamos conhecer a Jesus a fim de ser libertados.

    ResponderExcluir
  3. Senhor, cura o coração de todos que sofrem, com a dor da calúnia que fere a alma , por causa disso começa a duvidar da fé
    Liberta-nos do pecado da falta de fé, nos liberta da ideia paralisante
    Nos ajuda a sermos livres para amar verdadeiramente o nosso Deus

    ResponderExcluir
  4. Senhor,aumentai a nossa Fé! Amém!

    ResponderExcluir

Postar um comentário