A Palavra se faz vida

Plena de graça!

Lc 1,26-38

Por Pe. Geraldo Martins

Celebramos, hoje, a solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Este dogma, proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, convida-nos ao amor ainda mais intenso àquela que se associou ao seu filho Jesus Cristo no plano da salvação de toda a humanidade. 

Preservada de toda mancha do pecado original e enriquecida com a plenitude da graça de Deus (cf. Prefácio da Imaculada Conceição de Maria), Maria é estímulo e exemplo para que também nós trilhemos o caminho da pureza e da graça, no amor de Deus.

A cena da anunciação do anjo a Maria, proclamada nesta solenidade, revela-nos, antes de tudo, a pobreza, a simplicidade e a humildade de Maria. Deduzimos isso pelo fato de ela morar em Nazaré, uma desconhecida cidade da pobre e explorada região da Galileia, e por trazer um nome popular. Em Maria, Deus mostra sua predileção pelos pequenos e pobres. 

Plena de graça, Maria é exemplo de pureza e de fé. Em seu coração, o Senhor habita permanentemente, preenchendo-o de tal maneira que não sobra espaço para o pecado. Por isso, é convidada a alegrar-se sempre (cf. Lc 1,28). Escolhida para ser a mãe do salvador, ela se torna modelo de quem serve, na humildade, Àquele que a preserva do pecado e lhe confia tão grande missão – “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se sem mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), diz ao mensageiro de Deus que lhe vem ao encontro.

Com seu ‘sim’, Maria nos ensina que “entrar no mistério de Cristo, querer operar a salvação, é pôr-se a serviço. Escolhida para ser mãe, declara-se serva” (Missal Cotidiano). Mostra-nos, ainda, que “fazer é mais importante do que falar; ensina-nos a preferir a obra humilde, mas tenaz e cheia de amor; pôr-se a serviço mesmo quando se é chamado a funções importantes” (idem).

Ao assumir a missão que Deus lhe confia, Maria nos mostra também “que o ser vem antes do fazer, e que é preciso deixar que Deus faça para ser verdadeiramente como Ele quer. É Ele quem faz em nós tantas maravilhas. Maria é receptiva, mas não passiva. Assim como, em nível físico, recebe o poder do Espírito Santo mas depois doa carne e sangue ao Filho de Deus que se forma nela, também em nível espiritual, acolhe a graça e corresponde a ela com a fé(Papa Francisco, 8.12.2014). 

A Maria, nesse dia e sempre, dirijamos nossa prece com São João Paulo II:

 A ti, Virgem Imaculada, por Deus predestinada acima de todas as criaturas como advogada de graça e modelo de santidade para o seu povo, renovo no dia de hoje a confiança de toda a Igreja.

Sê Tu quem orienta os seus filhos na peregrinação da fé, tornando-os cada vez mais obedientes e fiéis à Palavra de Deus.

Sê Tu quem acompanha cada cristão ao longo do caminho da conversão e da santidade, na luta contra o pecado e na busca da verdadeira beleza, que é sempre um sinal e um reflexo da Beleza divina.

Sê Tu, ainda, quem obtém a paz e a salvação para todos os povos. O Pai eterno, que te quis como Mãe imaculada do Redentor, renove também no nosso tempo, por teu intermédio, os prodígios do seu amor misericordioso.

Amém!

Comentários


  1. 'Com seu ‘sim’, Maria nos ensina que “entrar no mistério de Cristo".' Amém!

    ResponderExcluir
  2. Amém
    Senhor, como a exemplo da virgem Maria, limpa o nosso coração de todo pecado e faça do nosso coração a sua morada
    Senhor, nos ajuda a lutar pelas virtudes da humanidade e da disponibilidade para nos colocar a servir o outro como exemplo da virgem Maria

    ResponderExcluir
  3. Maria é um exemplo de humildade e obediência ao Pai. Devemos aprender com Maria a darmos sempre o sim a Deus acolhendo com humildade a Sua vontade sobre nós e nossas comunidades.
    Maria do Sim me ensina a dizer e viver o meu sim a Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário