A Palavra se faz vida

João Batista: grande e pequeno

Mt 11,11-15

Por Pe. Geraldo Martins

Neste texto de Mateus, exigente em sua compreensão, Jesus nos ajuda a entender melhor quem foi João Batista e qual a sua missão. Elogiado como o “maior entre os nascidos de mulher” (Mt 11,11), João Batista apresenta-se como o último dos profetas cuja grandeza está em ter sido o precursor do salvador. Com sua vida austera, vivida na pobreza e na humildade, tornou-se grande também pelo testemunho e pela missão a ponto de ser confundido com o Messias (cf. Jo 1,19-27).

Apesar de sua grandeza, reconhecida pelo próprio Cristo, João Batista ainda não pertence ao Reino de Deus, isto é, ele é do Antigo Testamento, “parou na entrada” do Reino. Compreendemos, então, que “os tempos do Reino transcendem inteiramente aqueles que os precederam e prepararam” (Bíblia de Jerusalém). Daí Jesus afirmar que o menor no Reino dos Céus é maior que João Batista (cf Mt 11,11). Não se trata de diminuir João Batista, a quem acabava de elogiar, mas de mostrar que são duas “realidades” diferentes: antes e depois do Reino.

Outra expressão que exige o esforço de nossa compreensão é quando Jesus diz que o “Reino dos Céus sofre violência”. Pode ser uma referência à “santa violência”, ou seja, às renúncias que se fazem para dele participar; pode ser também a atitude dos que procuram entrar no reino pela força das armas, como pensavam os zelotas; pode referir-se, ainda, aos que querem obter o reino pela tirania ou aos que desejam se apossar dele pelo poder (cf. Bíblia de Jerusalém). Precisamos ficar atentos ao modo como queremos entrar no Reino. 

A mensagem central desta passagem aponta, portanto, a fé e a adesão a Jesus Cristo como condição para participar da vida do Reino. Para isso apontava João Batista que pregava um batismo de conversão. Quem assim age, por menor que seja, torna-se grande no Reino, maior até que João Batista conforme disse o Cristo, pelo simples fato de participar deste tempo novo que Ele inaugurou.

Cabe-nos, assim, a missão de lutar por esse Reino, opondo-nos a tudo que o violenta, ou seja, a tudo que lhe é oposição: desigualdade social, discriminação, preconceito, pobreza e miséria, violência, indiferença e tantos outros contra valores que impedem a instauração do Reino entre nós.

Senhor, dá-nos força e coragem para combater tudo o que se opõe ao Reino que teu Filho mostrou presente entre nós. Faz-nos discípulos de Jesus para sentirmos a alegria de pertencer ao teu Reino. Amém!

Comentários

  1. "Senhor, dá-nos força e coragem para combater tudo o que se opõe ao Reino que teu Filho mostrou presente entre nós." Amém!

    ResponderExcluir
  2. Pedimos ão Espirito Santo que nos ilumine para reconhecer Jesus nosso maior tesouro. Nós devemos acolher Jesus , em todos os momentos deste dia , em todos os momentos de nossa vida !!

    ResponderExcluir
  3. Senhor, nos ajuda a trilhar o seu caminho como aponta João Batista
    Nos ajuda a ser violentos com o pecado que nos afasta do teu Reino

    ResponderExcluir
  4. Senhor Jesus, quero ser pequeno e começar a viver o teu Reino nas pequenas coisas. Mas neste Natal eu quero ser com João Batista e anunciar o teu amor, o teu perdão, anunciar que com o Senhor a minha frente tudo é possível. Por isso peço-Vos que me ensineis como dar o primeiro passo. Assim como ungistes os teus profetas, unge-me também e darei testemunho das vossas maravilhas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário