A Palavra se faz vida

Ensinar com autoridade

Mc 1,21-28

Por Pe. Geraldo Martins

Ensinar faz parte da missão de Jesus. Ele é o mestre que ensina com autoridade, provocando admiração em que o ouve. Em que ele se diferencia dos mestres da lei, que também tinham o ofício de ensinar e o faziam muito bem? É que Jesus não ensina apenas com palavras, mas, antes de tudo, com seu testemunho de vida, com coerência e autenticidade. Não ensina como quem busca fama ou prestígio, mas como alguém que leva vida e esperança às pessoas, especialmente, aos pobres e marginalizados.

O ensinamento de Jesus é sempre acompanhado de ação libertadora. Até os espíritos maus reconhecem que sua autoridade vem de Deus. Por isso, não resistem diante de Jesus que os domina e vence, como vimos neste texto de Marcos – “cala-te e sai dele!” (Mc 1,25). Só Deus tem poder de vencer o mal. Dele é que vem a libertação do ser humano sempre que se deixa aprisionar por algum espírito mau.

Jesus é o “Santo de Deus” (Mc 1,25). Quem assim o reconhece, fica livre de tudo que o perturba, acolhe seu ensinamento e se  faz seu discípulo. Veremos, no entanto, que nem todos serão capazes de reconhecê-lo como o enviado de Deus e o rejeitarão. 

Ainda hoje, há muitos que se enganam a si mesmos. Afirmam aceitar Jesus, mas agem de forma completamente oposta ao que Ele propõe e ensina. Filtram seu ensinamento, guardando para si apenas o que lhes convém. Assim, a admiração que nutrem por Jesus é vazia. Nunca se tornarão, verdadeiramente, seus discípulos.

Senhor, dá-nos teu  Espírito a fim de acolhermos com alegria o ensinamento de teu Filho, tornando-nos, mais que seus admiradores, seus discípulos que experimentam a libertação que dá vida e esperança. Amém!

Comentários

  1. Para atrair e conquistar discípulos em vista de uma causa nobre, o líder precisa saber convencer e persuadir as pessoas. Jesus logo que iniciou sua vida pública,causa admiração em todos. Qual era o seu segredo? Jesus ensinava de modo diferente, não como os escribas. Jesus tinha sabedoria e autoridade,seu poder prodigioso confirmava suas palavras e sua doutrina.

    Senhor, nos ensina a acolher os seu ensinamentos, nos liberta dos espíritos maus, nos ajuda a nos tornar verdadeiros discípulos
    Senhor, você ouviu a súplica de Ana, viu a suas copiosas lágrimas
    Senhor, nos ajuda a desafogar a nossa alma diante de ti
    Senhor, dai-nos uma vida nova, libertada cheia de esperança

    ResponderExcluir
  2. Jesus ensina com autoridade. Jesus ensina na Sinagoga que o conhecimento da fé é a arma que o Cristão tem para vencer o mal e o pecado, pois só nos mostra o Caminho para chegarmos até Deus e o valor da verdade para nós. Só Deus tem o poder de vencer o mau.Dele é que vem a libertação do ser humano sempre que se deixa aprisionar por algum Espírito mau. Que o Senhor nos dê o Seu Espirito para acolhermos com alegria o ensinamento do Teu Filho, tornando - nos mais Que seus admiradores, seus discípulos que experimenta a libertação que dá a vida e esperança. Amem.

    ResponderExcluir
  3. Jesus veio nos tirar das garras dos espíritos maus que teimam em desafiar os homens, mas não podem enfrentar a Deus. As obras que Jesus realizava naquele tempo, também hoje Ele as realiza, e para isto, nós somos Seus instrumentos

    ResponderExcluir

Postar um comentário