A Palavra se faz vida

Gestos que curam

Mc 1,29-39

Por Pe. Geraldo Martins

Acompanhamos Jesus em um dia de missão que começou na sinagoga. Em seguida, foi à casa de Pedro e curou sua sogra. No final do dia, “depois do por do sol” (Mc 1,32), curou “os doentes e os possuídos pelo demônio” (Mc 1,32). Na madrugada, colocou-se em oração em lugar deserto e partiu novamente em missão, agora, para outras “aldeias da redondeza” (Mc 1,38).

Itinerante, Jesus vai ao encontro das pessoas onde elas estão a fim de comunicar-lhes a vida nova que anuncia a chegada do Reino de Deus. Seu poder cura tanto a dor física quanto a dor espiritual. Assim, expulsa demônios e cura dos males físicos, como fez com a sogra de Pedro. Aqui, ele não usa nenhuma palavra, apenas gestos: aproxima-se, pega sua mão e a ajuda a levantar-se (Mc 1,31).

Lembra o Papa Francisco: “o poder curativo de Jesus não encontra resistência alguma; e a pessoa curada retoma a sua vida normal, pensando imediatamente nos outros e não em si mesma - e isto é significativo, é sinal de verdadeira saúde!” (7.2.21). Sentimo-nos assim também?

Os gestos, quando movidos pela compaixão e pelo amor, são regeneradores. Curam e libertam. Estão ao alcance de todos. Se nos revestimos dos mesmos sentimentos de Cristo (cf. Fl 2,5) e estendemos nossa mão a quem precisa, também seremos capazes de aliviar a dor e o sofrimento de tantos irmãos e irmãs prostrados pela febre da pobreza, da exclusão, da marginalização.

Outras duas atitudes de Jesus nos chamam atenção ainda. Ele levanta de madrugada para rezar em lugar deserto. A oração é a fonte salutar para quem quer perseverar no caminho do discipulado. Sem a intimidade com o Pai, não seremos capazes de cumprir nossa missão. Como está nossa vida de oração? Qual a qualidade de nossa oração?

Por fim, Jesus ensina que a mensagem do Reino tem que chegar a todos, por isso, precisa ir a outras aldeias. Ele não se deixa aprisionar por nenhum grupo ou situação. O missionário é sempre um retirante, um itinerante. Não se acomoda na zona de conforto. Assume o risco da caminhada e vai ao encontro dos outros.

Ó Cristo, toma-nos pela mão, cura-nos da febre da indiferença, do desânimo, do cansaço. Enche-nos com tua coragem e disposição e envia-nos ao encontro de nossos irmãos e irmãs a fim de comunicar-lhes tua Palavra que liberta e salva. Amém!

 

Comentários

  1. "Ó Cristo, toma-nos pela mão, cura-nos"! 🙏

    ResponderExcluir
  2. Jesus é a misericórdia divina em pessoa. Ele não veio só falar de amor, Ele é o amor. Ele não veio so falar de uma outra vida, Ele e a vida e, concedendo seus dons, modifica a nossa vida, nos cura, da indiferença, do desânimo da falta de perdão, de amor....nos restabelece. Por isso Jesus era muito procurado pelos doentes e as curas realizadas são sinais da presença do Reino de Deus.

    Senhor, nos ajudará a estar atentos ao seu chamado, como Eli nossos olhos enfraquecido, nos ajuda a enxergar a lâmpada de Deus, Senhor como Samuel fala pra que possamos escutar.
    Dai-nos Senhor a tua coragem a tua disposição amém

    ResponderExcluir
  3. Me liberta Sr do comodismo que eu vai onde precisa

    ResponderExcluir
  4. Amém!
    Dai-nos, Senhor, coragem e muita luz para cumprir a nossa missão.

    ResponderExcluir
  5. Senhor , dá- me a graça de estender as mãos sempre para Jesus, é ser tomada pela Vossa mão e sermos curados da febre da indiferença, do desânimo, cansaço. Enchei- nos com a Tua disposição e coragem para assim irmos ão encontro de nossos irmãos e irmãs , levando - os a Tua palavra que liberta e salva .Amem.!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário