A Palavra se faz vida

Compaixão e fé 

Mc 1,40-45

Por Pe. Geraldo Martins

A lepra era uma das doenças mais temidas na época de Jesus. Era a que “tornava mais impuro o homem, porque destruía a sua integridade física e era considerada sinal de pecado, o que fazia do leproso um excomungado” (Missal cotidiano). A lei prescrevia não tocar no leproso. Quem o fizesse, tornava-se impuro. Compreende-se assim a situação de uma pessoa com lepra. Era totalmente isolada, excluída, praticamente, descartada. Quem de nós conseguiria viver assim?

O pedido de cura, vindo do leproso, mostra sua resignação com sua situação, ao mesmo tempo em que revela sua confiança em Jesus: “Se queres, tens o poder de curar-me” (Mc 1,40). É uma súplica de quem não impõe seu desejo, mas aceita os desígnios de Deus. Não é um conformismo com sua situação, tampouco uma posição derrotista. É entrega à vontade de quem tudo pode.

Jesus, “cheio de compaixão” (Mc 1,41), ignorando completamente a lei, estende a mão e toca nele. É como se assumisse para si a lepra daquele homem, manifestando assim seu desejo: “eu quero: fica curado!” (Mc 1,41). A missão de Jesus é curar, salvar, reintegrar as pessoas à vida da comunidade. Tirá-lo da marginalidade que a doença lhe impôs.

A cura realizada por Jesus reacende a esperança e a alegria daquele homem que não se contém. Desobedece a uma ordem de Jesus e conta para todos o que lhe aconteceu. Quem de nós conseguiria guardar ou mentir a respeito de tamanho benefício? Diz São João Paulo II: “Que reconhecimento grande sente este homem quando o seu pedido é atendido! Ele corre a difundir a notícia do milagre a todos os que encontra. Tão grande felicidade provém do homem que tem fé!” (Manila, 21.02.1981).

Aprendamos com o leproso a rezar com fé e a colocar toda nossa confiança em Jesus que nos toca e nos cura da lepra do pecado, que nos afasta de Deus e dos irmãos. Deixemo-nos, também, guiar pela mesma compaixão de Jesus que nos faz aproximar de nossos irmãos e irmãs e tocá-los a fim de que sintam a força de Deus que cura e liberta, integra e salva.

Comentários

  1. Jesus tocou no leproso, que Ele toque também nas nossas feridas de nossos pecados e nos dê uma vida nova. Peçamos a Jesus a cura de tantas enfermidades espirirituais que temos e mesmo de enfermidades corporais, se for da vontade de Deus , seremos curados. Que Ele venha em socorro de todos nós e que toda a enfermidade que passamos nos dê um ensinamento de conversão, ensinamento de mudança de vida..

    ResponderExcluir
  2. "Deixemo-nos, também, guiar pela mesma compaixão de Jesus que nos faz aproximar de nossos irmãos e irmãs e tocá-los a fim de que sintam a força de Deus que cura e liberta, integra e salva".
    - Amém!

    ResponderExcluir
  3. Podemos fechar os nossos olhos e imaginar a cena do encontro de Jesus com o leproso, nos desperta para a fé, humildade e a confiança, daquele marginalizado, Jesus o toca, o impuro, pois ele vence a contaminação, é curado pela fé, que vem do poder de Jesus, aquele homem se transforma em profeta e anuncia alegremente, a sua libertação, cheio de esperança
    Ele volta pra sociedade, pra sua integridade

    Senhor, vem em nosso auxílio e fica do nosso lado, nos ajuda a combater esta guerra, esta luta contra este vírus, contra a lepra do nosso tempos, lepra do pecado, que capturou a arca de Deus, que nos faz ser derrotados
    Senhor, nos ajuda a confiar em ti, como o leproso, nos ajuda a aceitar os seus desígnios, nos liberta, dai-nos força pra afastar do pecado

    ResponderExcluir
  4. Assim como aquele leproso que foi curado, não podemos nos calar diante das coisas maravilhosas que Deus opera no nosso meio. É nosso dever, e nos fará bem, também sair proclamando e anunciando o poder de Jesus, pois assim estaremos dando ao mundo a oportunidade para que todos conheçam a salvação que vem de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário