A Palavra se faz vida

Por que buscamos Jesus?

Mc 3,7-12

Por Pe. Geraldo Martins

No evangelho de Marcos, é comum vermos Jesus cercado de multidões. No texto de hoje, o evangelista destaca que “muita gente da Galileia o seguia” (Mc 3,7). Certamente, eram pessoas que já tinham feito a experiência de Jesus, ouvindo seus ensinamentos, presenciando sua ação libertadora e que, aos poucos, o reconheciam como o Messias, tornando-se, assim, seus discípulos.

Além desses, havia inúmeros outros que vinham de vários lugares “porque tinham ouvido falar de tudo o que Jesus fazia” (Mc 3,8). Eram os pobres, marcados pela dor da enfermidade e da exclusão. Buscavam a cura, a vida! Sabendo que Jesus “tinha curado muitas pessoas” (Mc 3,10), lançavam-se sobre ele com a esperança de também serem curados. E não se decepcionavam. Eram todos acolhidos e atendidos por Jesus.  

Dois aspectos ainda chamam atenção neste texto de Marco. O primeiro é quando Jesus pede que lhe providenciem um pequeno barco para que não fosse comprimido pela multidão (cf Mc 3,9). Podemos imaginar, então, o empurra-empurra que todos faziam com o desejo de se aproximar de Jesus. Com seu gesto, Jesus cuida de preservar a vida de todos sem se afastar do povo a quem continua dirigindo sua palavra de vida e de esperança. O povo nunca cansa Jesus.

Em segundo lugar, é curioso que a afirmação de quem é Jesus venha dos espíritos maus que ele expulsa – “tu és o Filho de Deus!” (Mc 3,11), gritam eles. Repreendidos por Jesus, eles se calam. A preocupação de Jesus é que o povo não tenha uma compreensão errada de sua missão e de seu ministério. Jesus não é um curandeiro, um milagreiro. Ele é o salvador e libertador que veio para resgatar os que viviam na indignidade e na invisibilidade.

Diante desta cena narrada por Marcos, reflitamos: com quem nos identificamos nesta multidão: com os que seguem Jesus ou com os que o procuram por ter ouvido o que Ele faz? Com que intenção o procuramos: para nos tornar seus discípulos ou apenas para nos beneficiar da cura daquilo que nos incomoda?

Lembra o papa Francisco: “para Jesus não é suficiente que as pessoas o procurem, Ele quer que elas o conheçam; quer que a busca d’Ele e o encontro com Ele vão além da satisfação imediata das necessidades materiais. Jesus veio para nos trazer algo mais, para abrir a nossa existência a um horizonte mais vasto em relação às preocupações quotidianas do alimentar-se, do vestir-se, da carreira, e assim por diante” (5.8.2018). Nunca nos esqueçamos disso.

Ó Cristo, queremos ser teus discípulos e discípulas. Ensina-nos como podemos tocar em ti a fim de que, libertos de tudo que nos impede de viver com alegria, nos coloquemos a serviço de nossos irmãos e irmãs. Amém!

Comentários

  1. Na leitura de hoje Saul por ciúmes e inveja quer matar Davi, Jônatas filho de Saul, amigo de Davi o proteja, mostrando o pai que ele está errado e o livra de pecar contra Deus

    Jesus quer ser reconhecido pelo povo como Filho de Deus, como Salvador, mas dentro de um processo normal de fé. Não deseja conquistar seu povo operando eventos espetaculares. É por isso que mesmo quando Ele se toma o centro das atenções, procurado por tantas gente como médico da humanidade enferma, proíbe a divulgação de sua identidade. A fé é o dom e decisão livre

    Senhor, nos ajuda, nos livra de todo o mal, abra o horizonte pro seus discípulos e discípulas

    ResponderExcluir
  2. DEUS FAZ NOVAS TODAS AS COISAS . Queremos seguir Jesus e pedir a Cristo que nos ensine como podemos toca - lo a fim de que sejamos libertos de tudo o que nos impede de vivermos com alegria .Queremos ser Teus discípulos e discípula e colocarmos a serviço de nossos irmãos e irmãs .

    ResponderExcluir
  3. Marcos anuncia a boa nova sobre Jesus Cristo, dando importância à sua atuação constante e sua autoridade em toda a terra. Jesus vai de lugar a outro anunciando a vinda do reino de Deus, ensinando multidões, curando e fazendo milagres.

    ResponderExcluir
  4. "Ensina-nos como podemos tocar em ti a fim de que, libertos de tudo que nos impede de viver com alegria, nos coloquemos a serviço de nossos irmãos e irmãs. Amém!"


    ResponderExcluir

Postar um comentário