A Palavra se faz vida

Chamou os que Ele quis

Mc 3,13-19

Por Pe. Geraldo Martins

No início de sua missão, uma das primeiras atitudes de Jesus foi organizar um pequeno grupo que o acompanhasse. Trata-se, verdadeiramente, de uma pequena comunidade. Aliás, era comum no tempo de Jesus que os pregadores tivessem seguidores. João Batista também tinha seus discípulos. Com Jesus ocorreu o mesmo. Podemos nos perguntar, no entanto, qual a diferença do grupo de Jesus em relação aos demais.

Em primeiro lugar, observe-se que o próprio Jesus é quem chama seus discípulos e o faz livremente – “chamou os que Ele quis” (Mc 3,13). Que critérios usou em sua escolha? Os mais importantes? Os mais inteligentes ou sábios? Os mais ricos? Os mais disponíveis e generosos? Os mais capazes?... Os critérios de Deus são sempre diferentes dos nossos como lembra Isaías: “Meus pensamentos não são vossos pensamentos, e vossos caminhos não são meus caminhos” (Is 55,8).

Em segundo lugar, Marcos diz que Jesus designa doze apóstolos para ficar com Ele a fim de que sejam enviados para a missão. Ficar com Jesus significa, antes de tudo, assumir sua vida, seu projeto, sua missão. Aprender com Ele a relacionar-se com o Pai e com o povo. Jesus é o mestre a ensinar seus discípulos. Para aprender as lições do mestre é preciso ficar com ele. Essa é a condição para ser apóstolo. Ficar com Jesus, portanto, precede a missão.

Jesus continua chamando os que Ele quer. Ensina São João Paulo II que “é sempre Cristo – diretamente ou pelo seu ‘sacramento universal da Salvação’ que é a Igreja – quem torna perceptível o chamamento divino para um trabalho que é colaboração pessoal com Ele. Assim Ele fez com os primeiros Apóstolos: ‘Chamou a Si os que Ele quis e eles foram-se para junto d’Ele’ (Mc 3,13; cf. Mc 6,7). A resposta depende da generosidade do coração de quem é chamado, pois Aquele que chama deixa sempre a liberdade de opção” (João Paulo II – visita ao Brasil – 5.7.1980)

Como temos respondido ao chamado que Cristo nos faz?

Ó Pai, fazei que ouçamos o chamado do vosso Filho e nos coloquemos à sua disposição para partir em missão a fim de anunciá-lo aos irmãos e irmãs.

Comentários

  1. Jesus escolheu entre seus primeiros dose apóstolos. Deu-lhe a missão de transmitir a fé e cuidar da fidelidade na sua propagação. Podemos dizer que a igreja se fundamenta sobre a fé dos apóstolos, testemunhas de Cristo. Graças a essa fidelidade o Evangelho pode chegar até nós, agora é nossa responsabilidade de fazer que a luz da fé passe, viva e forte, para as gerações futuras.

    Davi, teve a oportunidade de matar Saul, o amor a Deus falou mais alto.Não levantarei a mão contra ele, pois é um ungido do Senhor

    Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, a este Deus que me dá todo o bem. Que me envie do céu sua ajuda e confunda os meus opressores! Deus me envie sua graça e verdade.
    Senhor, você que sabe todas as coisas e conhece o coração de todos
    So posso te dizer es me aquilo

    ResponderExcluir
  2. Jesus deseja que sejamos um dos Doze . Jesus quer bem aos Doze ? Não , nos Doze Jesus está amando todos nós. Jesus , dá - me a graça de atender ão Teu chamado que meu coração permaneça sempre aberto para ouvi - Lo.Que eu esteja disposta a subir as duas montanhas a da predileção e do amor é a do Calvário. Devemos agradecer a Deus, porque Jesus nos concedeu pelos Apóstolos e Bispos a graça de recebermos a fé que hoje nós podemos professar a fé está porta que é a porta do céu. Somos agradecidos pelo Papa e pelos Bispos que são hoje sucessores desses Apóstolos que anunciam a Palavra de Deus. Louvamos a Deus pela graça de nossa Fé .

    ResponderExcluir
  3. Ainda hoje as escolhas de Deus não têm lógica humana, mas o Seu chamado para nós é irrevogável! Ele vê o coração e faz as Suas escolhas dentro do que é justo e não de acordo com as nossas razões humanas, por isso, Ele escolhe pessoas que aos nossos olhos são incapazes, sem gabarito, despreparadas.

    ResponderExcluir
  4. "Ficar com Jesus portanto precede a missão". Entendo sérias importante se assumir como discípulo. Tudo mais será consequência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário