A Palavra se faz vida

Nossa missão: evangelizar 

Mc 16,15-18

Por Pe. Geraldo Martins

Celebramos, hoje, a festa da Conversão de São Paulo. O evangelho proclamado nesta festa traz a missão que Jesus confia aos apóstolos de anunciar a Boa Nova a todos os povos a fim de que experimentem a salvação. 

O caráter universal da missão não deixa dúvidas de que Jesus veio para todos e que depende de cada um aceitar ou não a salvação que Ele nos mereceu gratuitamente. Daí a afirmação: “Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado” (Mc 16,16).

A evangelização faz parte da natureza da Igreja. "A Igreja existe para evangelizar, ou seja, para pregar e ensinar, ser o canal do dom da graça, reconciliar os pecadores com Deus e perpetuar o sacrifício de Cristo na santa missa, que é o memorial da sua morte e gloriosa ressurreição", ensina São Paulo VI (Evangelii Nuntiandi, 14). Como membros da Igreja, todos os batizados têm a responsabilidade de anunciar o Evangelho a quem ainda não o conhece ou dele se afastou. “Quem se abriu ao amor de Deus, acolheu a sua voz e recebeu a sua luz, não pode guardar este dom para si mesmo. Uma vez que é escuta e visão, a fé transmite-se também como palavra e como luz”, lembra o papa Francisco na encíclica Lumem Fidei (n. 37).

A fé nos reveste de uma força transformadora e nos faz participantes da missão de Cristo. A conversão de São Paulo é reveladora de como o encontro com Cristo nos torna novas criaturas. O apóstolo dos gentios torna-se exemplo e testemunho do quanto o amor de Cristo nos impele a amar e servir.

A respeito deste grande apóstolo escreveu São João Crisóstomo: “Só se alegrava no amor de Cristo, que era para ele o maior de todos os bens; com isto julgava-se o mais feliz dos homens; sem isto, de nada lhe valia ser amigo dos senhores e poderosos. Com este amor preferia ser o último de todos, isto é, ser contado entre os réprobos, a encontrar-se no meio de homens famosos pela consideração e pela honra, mas privados do amor de Cristo. Para ele, o maior e único tormento consistia em separar-se de semelhante amor; esta era a sua geena, o seu único castigo, o infinito e intolerável suplício”.

Senhor, dá-nos a graça de anunciar com alegria e entusiasmo o Evangelho da libertação a nossos irmãos e irmãs, imitando o exemplo e o testemunho de São Paulo. Amém! 

Comentários

  1. Daí nos senhor a graça 🙏

    ResponderExcluir
  2. Que este Evangelho transforme a nossa vida , assim como transformou Paulo Que o Senhor nos dê a graça de anunciar sempre com alegria e entusiasmo o Evangelho da libertação a todos os irmãos e irmãs, que as escamas de nossos olhos caiam por terra e que Jesus nos dê a graça da conversão. Amem .

    ResponderExcluir
  3. Que sabaibamos o que é a verdadeira conversão para ser seguir Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Amém! Nos conceda esta graça!

    ResponderExcluir
  5. Em At 22, 3-16 )Paul compreendeu os sinais de Deus em sua vida, e,
    porque não rejeitou hora da graça divina foi por ela transformado totalmente.
    Também em At 9, 1-22) somos convidados a a lembrar que a salvação é oferecida a todos que a desejam, Paulo foi escolhido pelos cristãos de Damasco.
    Senhor, nos ensina a compreender como Paulo a mensagem de Jesus Cristo e a divulgar pro nossos irmãos e irmãs, nos ajuda a contar com a graça divina para a nossa verdadeira conversão como Paulo,
    com redobrada força deixa de ser perseguidor e passa a ser anunciador da salvação, Senhor nos ajuda abraçar a fé destemidamente.

    Senhor, cuida dos nossos apóstolos que você confiou a sua igreja, que recebe de Jesus Cristo o manto para anunciar o evangelho, cura através da confissão, nos alimentar com a Santa Eucaristia, inspirando no gestos e palavra do Mestre...

    ResponderExcluir
  6. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Quando conhecermos a Jesus pela Sua palavra, o Evangelho da verdade, seremos livres do vicios do pecado e das práticas que desagradam a Deus e poderemos caminhar pela Sua luz, que nos conduzirá à vida eterna.

    ResponderExcluir

Postar um comentário