A Palavra se faz vida

Características do Reino

Mc 4,26-34

Por Pe. Geraldo Martins

A revolução tecnológica, sobretudo, a da comunicação, tem a rapidez e a instantaneidade como uma de suas características mais evidentes. Tudo é muito rápido e imediato. Isso nos deixou mal acostumados de tal forma que nos tornamos imediatistas, impacientes e exigentes para que tudo aconteça de acordo com o nosso tempo. Neste contexto, toda espera transforma-se numa espécie de tortura. Com isso, queimamos etapas e deixamos de compreender que “o tempo é superior ao espaço” e que “dar prioridade ao tempo é ocupar-se mais com iniciar processos do que possuir espaços” (Evangelii Gaudium, 223).

Penso que é disso que nos fala este trecho do evangelho de Marcos em que Jesus compara o Reino de Deus ao agricultor que lança a semente na terra e vai dormir, aguardando, tranquila e pacientemente, seu processo de germinar e produzir até a colheita.  Esta parábola ensina-nos que o Reino de Deus “possui em si mesmo um princípio de desenvolvimento, uma força secreta, que o levará à sua plena realização” (Bíblia de Jerusalém). A nós cabe ter paciência e confiança, nada mais. Não podemos ter a pretensão de querer determinar a hora de Deus. A pandemia deveria ter nos ensinado um pouco disso...Por isso, “em vez de agitação, serenidade; em vez de indolência, esforço; em vez de desânimo, certeza da fé” (Missal Cotidiano).

Outra característica do Reino aparece na segunda parábola contada por Jesus que o compara ao grão de mostarda que "que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra" (Mc 4,31). Aqui a ênfase está na pequenez, na humildade, na simplicidade. Acostumados ao que é espalhafatoso, grandioso e espetacular, nem sempre damos valor ao que nos parece insignificante e pequeno. 

Fazendo memória, hoje, do grande “Doutor Angélico”, Santo Tomás de Aquino, aprendamos com ele que nos ensina: “quem quiser viver na perfeição, nada mais tem a fazer do que desprezar aquilo que Cristo desprezou na cruz e desejar o que ele desejou. Na cruz, pois, não falta nenhum exemplo de virtude”.

Senhor, dá-nos as virtudes da paciência, da confiança e da humildade para vivermos segundo os valores do teu Reino que teu Filho nos mereceu doando sua vida cruz por nós. Amém!

Comentários

  1. A vitória do Senhor é certa: o seu amor fará germinar e crescer todas as sementes de bem presentes na terra

    ResponderExcluir
  2. Senhor, nos ajuda compreender que a realidade profunda da fé foram reveladas por Jesus através de comparações simples. Senhor, nos ajuda a preparar o terreno do nosso coração pra receber as sementes, que vai crescer amadurecer e nós nem sabemos como. É Deus mesmo quem age, no silêncio da noite ou na turbulência do dia, Senhor nos ajuda a compreender que nenhum obstáculo poderá frustrar a sua vontade
    Senhor, nos ajuda a não ti desprezar como fez Davi, leitura segunda Samuel de hoje
    No salmo resposta a leitura
    Misericórdia, ó Senhor pois pecamos
    Senhor, vem em nosso auxílio nos ajuda a semear a semente da caridade, do amor, nos ajuda a compreender que a árvore da mostarda é a igreja e nós os pássaros, nos ajuda a nos aninhar a sobra da sua palavra, da sua igreja, de todos os frutos que a igreja nos oferece

    ResponderExcluir
  3. A Palavra de Deus é a semente, o terreno é o nosso coração. Que a Palavra de Deus entre e penetre em nossos corações. Que Deus nos dê a graça de sermos como aquela terra boa ,, que o nosso coração seja um terreno frutuoso , onde a Palavra de Deus produza frutos de conversão, de justiça , amor , caridade , de mudança de vida , é Fraternidade. Frutos que poderão florir agora e no futuro. Deixemos que a Palavra de Deus produza muitos frutos em nossa vida !! Amem !

    ResponderExcluir

Postar um comentário