A Palavra se faz vida

 A força da fé

Lc 5,12-16

Por Pe. Geraldo Martins

A fé é o elemento chave para quem busca a vida em Cristo Jesus. Ela supõe a humildade que leva o crente a entregar-se confiantemente à vontade do Senhor. 

É o que nos ensina São Lucas ao narrar a cura deste leproso que, de joelhos, submete-se à vontade  Jesus, revelando sua humildade e sua fé: “Se queres, tens o poder de me purificar” (Lc 5,12). Suas palavras lembram o Pai Nosso que rezamos todos os dias: “seja feita a tua vontade”. Ocorre que nem sempre vivemos isso que rezamos. Na maioria das vezes, revoltamo-nos contra Deus quando não é feita a nossa vontade. Precisamos crescer na fé e na humildade.

Jesus não contraria a fé de ninguém e o que acontece em nossa vida é fruta daquilo que cremos: “eu quero, fica purificado” (Lc 5,13), diz Jesus a quem se ajoelha diante dele e se entrega à sua vontade. Suas palavras são acompanhadas dos gestos revolucionários de estender a mão e tocar no leproso. Com isso, Jesus condena a lei que proibia tocar os leprosos. Nenhuma lepra é mais fatal que a indiferença, o preconceito e a discriminação que levam à exclusão e ao descarte da pessoa humana. 

Com o leproso aprendemos a força da fé. Esta, ensina Bento VI, “não é simples assentimento intelectual do homem a verdades particulares sobre Deus; é um gesto mediante o qual me confio livremente a um Deus que é Pai e que me ama; é adesão a um ‘Tu’ que me dá esperança e confiança. (...) é confiar-me a Deus com a atitude da criança, a qual sabe bem que todas as suas dificuldades, todos os seus problemas estão salvaguardados no ‘tu’ da mãe” (Audiência Geral, 24.10.2012).

Senhor, confiamo-nos inteiramente a Ti. Estende tua mão e toca-nos a fim de que sejamos purificados da lepra do preconceito e da discriminação que nos impedem de amar e servir generosamente aos nossos irmãos e irmãs. Amém!

Comentários

  1. " Senhor , se queres tem o poder de nós curar ." Estende Tua mão sobre o nosso mundo, salvai Senhor toda a humanidade dessas pandemias que vêm assolando nosso País, toca - nos para que sejamos purificados também da lepra do preconceito e de tudo o que nos impedem de amar e servir com generosidade aos nossos irmãos e irmãs. Amem

    ResponderExcluir
  2. Primeira João 5, 5-13
    Somos convidados a compreender que Jesus é a verdade que Ele venho
    Do Espírito, da Água e do Sangue é o maior testemunho do amor de Deus

    Nossa sociedade hoje tem seus Preconceitos e refeições. No templo de Jesus os leprosos eram excluídos e rejeitados. Por isso, admira-nos a força da fé daquele leproso que se aproximou de Jesus e pediu-lhe a cura. Admira-nos ainda a titude misericordiosa de Jesus que, sem Preconceito, toca nele e cura-o daquele mal, devolvendo-lhe a vida e seu lugar na sociedade. Deus espera que também sejamos misericordiosos com aqueles que sofrem hoje de muitos males.

    Senhor nos liberta da lepra do egoísmo, do preconceito, da mentira, da falta de amor, da falta de perdão, nos purifica de todas as lepras que nos afasta de ti

    ResponderExcluir
  3. Tenhamos fé, tenhamos força, pois Jesus está sempre com todos nós, se lhe confiar seu coração. Ele ajudará você a superar os piores momentos.

    ResponderExcluir
  4. Amém.
    Peço, Senhor, humildade, sabedoria e fidelidade para viver esta fé que o leproso nos ensina.

    ResponderExcluir

Postar um comentário