A Palavra se faz vida

Jesus não se deixa monopolizar

Mc 9,38-40

Por Pe. Geraldo Martins

Uma das características da sociedade atual é a pluralidade e a diversidade. Isso exige de todos discernimento e abertura para acolher os que buscam os mesmos ideais, embora estejam em grupos diferentes. Ninguém pode reivindicar o monopólio do bem e fechar-se a quem faz o mesmo, embora pertença a outros grupos.

Esta é a lição deste texto de Marcos que mostra os discípulos de Jesus proibindo um homem de expulsar demônios em nome de Jesus pelo fato de ele não fazer parte do grupo dos que o seguem. Ainda que o façam com reta intenção, os discípulos revelam uma atitude mesquinha por não reconhecerem o dom de Deus aos que estão fora de seu grupo.

Jesus censura o comportamento de seus discípulos e lhes ensina que qualquer pessoa está apta à prática do bem – “quem não é contra nós é a nosso favor” (Mc 9,40). Quem se apresenta para combater o mal deve ser sempre acolhido e não encontrar resistência por parte dos seguidores de Jesus.

Muitos cristãos católicos, como os discípulos de Jesus no evangelho, têm grande dificuldade em conviver e trabalhar com quem pensa diferente, mesmo que lute por causas comuns como a defesa da vida e da dignidade humana. Opõem-se ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso e mostram grande resistência a grupos que combatem o mal só pelo fato de não professarem a mesma fé ou nem professarem fé alguma. Tomados pela presunção, falta-lhes a capacidade de distinguir entre uma coisa e outra.

Recordemos: Jesus não é exclusividade de um grupo e quem pertence a Ele deve vencer a tentação do fechamento. Alerta o Papa Francisco que esse fechamento afasta as pessoas que não pensam como nós. “E isto é a raiz de tantos males da história a partir do absolutismo que muitas vezes gerou ditaduras e de tantas violências para com aqueles que são diferentes” (26.09.21).

Senhor, ajuda-nos a vencer a tentação do fechamento e abre nossa mente e coração para acolhermos os que se dedicam à prática do bem ainda que pensem diferente de nós. Amém!

Comentários

  1. São Tiago na leitura de hoje
    Nos convida a fazer o bem sempre
    Pois é possível fazer o bem, devemos lembrar de dizer se o Deus quiser estaremos vivos, pra fazer isso ou aquilo, vamos deixar Deus cuidar do nosso amanhã, Senhor nos livra de toda a arrogância que é o mal e nos afasta de ti
    Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino do céus.

    Senhor, nos ajuda a conviver com os outros que pensam diferente de nós, Senhor cura o meu coração, pois já senti na pele, a exclusão, você sabe Jesus o quanto eu luto pra continuar, Senhor você sabe que sempre te rogo pra não mim deixar eu fazer o mesmo que fazem, que eu ame todos que mim exclui, todos que mentem, simplesmente por ciúmes, inveja não porque
    Nos ajuda a vencer a tentação de vencer a tenção de fechar, nos abre ao amor ao entendimento amém

    ResponderExcluir
  2. Que sejamos capazes de aceitar as diferenças e compreender a pluralidade de ideias, idades, culturas e tradições para que de fato possamos formar comunidades cristãs abertas, alegres e transformadoras. Acolhendo sempre. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Que a graça de Deus abra e alargue nosso coração e nos ajude a vencer a tentação do fechamento , nos dê entendimento para acolhermos os que dedicam a prática do bem , ainda que pensem diferentes de nós. Amem.

    ResponderExcluir
  4. Todos nós somos chamados a fazer o bem em Nome Jesus, seguindo os Seus ensinamentos e proclamando o Seu Evangelho.

    ResponderExcluir
  5. Falar de Jesus é bonito. Faça sua mudança individual silenciosa e observe como tudo muda. Porque Deus tem que te mudar? Ele nos deu a centelha da vida.
    Por que ficamos focados na maldade e não no que é bom?
    Sou grato a Deus pela vida.
    Não somos diferentes e nem grupos, somos humanos.

    ResponderExcluir
  6. Fazer o bem nos fortalece o nosso dia a dia. Jesus nos ensina a ser humildade com o nosso próximo. Precisamos seguir esse exemplo levando a palavra viva para que os nossos irmãos sejam firmes e dedicados a seguir o exemplo de Jesus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário