A Palavra se faz vida

A incredulidade que se fecha à graça

Mc 8,11-13

Por Pe. Geraldo Martins

No exercício de seu ministério, Jesus não teve vida fácil.  A resistência de grupos como os fariseus tornou-se um incômodo para Jesus que era constantemente interpelado por eles sempre com o intuito de deixá-lo em situação embaraçosa, como se isso fosse possível. No texto de hoje, os fariseus discutem com Jesus e o provocam pedindo-lhe “um sinal do céu” (Mc 8,11). Não se contentam com os milagres e sinais realizados por Jesus. Reivindicam uma intervenção direta de Deus, vinda do céu.

Se em Mateus (16,1-4) Jesus evoca o sinal de Jonas, aqui, em Marcos, Ele se nega a oferecer qualquer sinal, deixa os fariseus com sua incredulidade e parte para outro lugar. Essa atitude de Jesus faz-me lembrar Eclesiastes ao dizer que há “tempo de falar e  tempo de calar” (Ecl 3,7). Jesus não cede à provocação de seus adversários, tampouco insiste para que mudem de posição uma vez que têm o coração fechado, incapaz de acolher a verdade que lhes revela. Nesse caso, o silêncio é mais eloquente que as palavras.

A atitude desses fariseus remete-nos a grupos radicais que, colocando-se como guardiães da moral e dos bons costumes, não compreendem a misericórdia de Deus e se deixam conduzir pela intolerância, filha do fundamentalismo.

Diante disso, inspira-nos a atitude de Jesus que, respeitando os que preferem fechar os olhos e corações à novidade que Ele trouxe, opta pelo silêncio e “parte para outra margem”, ou seja, vai ao encontro de quem, verdadeiramente, esteja aberto à graça da salvação de que Ele é portador.

Livra-nos, ó Pai, da incredulidade que nos impede de sentir tua graça, teu amor e tua presença em nós. Amém!

Comentários

  1. Na leitura de São Tiago
    Nos fala do nosso dever de cristão
    Buscar a perfeição,e o esforço diário, junto com toda a igreja, purifica-nos e renovar-nos, até que Cristo nos transforme inteiramente.

    Salmo
    Venha a mim o vosso amor e viverei.
    Para mim foi muito bom ser humilhado, porque assim eu aprendi vossa vontade!

    Quando não acolhemos com profundidade a mensagem de Jesus, queremos outras provas que nos convençam. Ele está diante de nós e não o reconhecemos .

    Senhor, nos ajuda a compreender que você ja deu o maior sinal, a Cruz e a ressurreição, nos ajuda a ter fé, a sentir o teu amor, a tua graça e a tua presença em tudo e em todos os nossos irmãos e irmãs, amém

    ResponderExcluir
  2. Cristo deve ser sempre o maior sinal de Nossa vida. Deixemos - nos surpreender pelos sinais do Senhor. Se Cristo está diante de nós não precisamos de sinais.O maior sinal já foi dado.Deus nos deu seu Filho amado .Que o Pai nos livre da incredulidade que nos impede de sentir Tua graça , tua presença em nós. AMEM.

    ResponderExcluir
  3. Quem crê em Jesus não precisa de sinais para assumir as Suas promessas como verdadeiras. Pedir sinal é prova de falta de fé e de desconfiança na pessoa que nos fala. Como nós também gostamos de pedir “um sinal do céu” para as nossas inquietações! ... No entanto a fé independe de que estejamos vendo, ouvindo ou tocando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário