A Palavra se faz vida

O fermento dos cristãos

Mc 8,14-21

Por Pe. Geraldo Martins

Qual é o fermento dos fariseus e de Herodes? A hipocrisia. Por causa deste fermento, tanto os fariseus quanto Herodes não foram capazes de compreender e aceitar Jesus, mesmo sendo testemunhas dos sinais e milagres que realizava. Assim, não poucas vezes, entraram em conflito com ele e articulavam uma maneira de matá-lo (cf. Mc 3,6; 8,11).

Era disso que Jesus falava ao advertir seus discípulos para que não se deixassem contaminar pelo fermento dos fariseus e de Herodes. Que, ao contrário destes, eles soubessem ler o verdadeiro sentido daquilo que Jesus realizava e se deixassem conduzir pela verdade revelada por Jesus. Eles, no entanto, não foram capazes de compreender isso.

A decepção de Jesus com os discípulos deve-se ao fato de não terem sido capazes de interpretar os sinais por ele realizados. Assistiram à multiplicação dos pães, mas se detiveram ao gesto material de Jesus, não indo além disso. Mereceram, então, uma dura reprimenda de Jesus: “Você têm o coração endurecido? Vocês não compreendem”.

Se o fermento dos fariseus é a hipocrisia que os impede de reconhecer os sinais de Jesus, qual deve ser o fermento dos discípulos e discípulas de Jesus? O Espírito Santo, como ensina o Papa Francisco. “O fermento dos cristãos é o Espírito Santo, que nos impulsiona para fora, nos faz crescer, com todas as dificuldades do caminho, mesmo com todos os pecados, mas sempre com a esperança. O Espírito Santo é precisamente a garantia daquela esperança, daquele louvor, daquela alegria” (19/10/2018).

Senhor, livra-nos da hipocrisia e enche-nos do Espírito Santo, fermento que nos dá a sabedoria e a luz para reconhecer os sinais que teu Filho Jesus realiza em nossa vida. Amém.

Comentários

  1. Na leitura de hoje
    São Tiago Nos fala que somos bem-aventurados todos os que suportam com paciência as provações, vivendo da fé tornam-se ofertas vivas, cujo prêmio final será a vida eterna.

    Salmo
    Bem aventurado é aquele a quem ensinais vossa lei!
    É feliz, ó Senhor, quem formais e educais nos caminhos da lei, para dar-lhe um alívio na angústia.

    Deus nos interpela em nossa vida diária, em nossa comunidade, nos fatos que acontecem ao nosso redor. Senhor nos ajuda a compreender esses sinais
    Nos liberta da hipocrisia, da mentira, envia o teu Santo Espírito pra nos ajudar a viver o que pregamos, dai-nos a sabedoria. Amém

    ResponderExcluir
  2. Cristo é o pão que nunca pode faltar em nossa vida. Cristo é o pão Vivo. Peçamos ao Senhor que nunca falte o Pão vivo que vem do céu para a nossa alma .Que o Senhor , com sua infinita bondade , livra - nos dá hipocrisia e enche - nos do Espirito Santo, fermento que nos dá sabedoria e a Luz para reconhecermos os Sinais que Teu Filho Jesus, realiza em nós. Amem

    ResponderExcluir
  3. Assim também acontece com cada um de nós: “tendo olhos, nós não vemos e tendo ouvidos, nós não ouvimos”. Temos o coração endurecido porque somos limitados e não distinguimos as coisas mais além do que elas aparentam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário