A Palavra se faz vida

Transfigurar-se com Cristo

Mc 9,2-13

Por Pe. Geraldo Martins

A Transfiguração é a revelação da glória e do esplendor da vida divina que está em Jesus. No monte, lugar das manifestações de Deus, Jesus aparece conversando com Elias e Moisés, que representam a Lei (Moisés) e o Profetismo (Elias). Este é um sinal claro de que Cristo, em sua missão, dialoga e cumpre todo o Primeiro Testamento. 

Representando os demais apóstolos, Pedro, Tiago e João presenciam tudo e ouvem o testemunho do Pai: “Este é meu Filho amado. Escutem o que Ele diz” (Mc 9,7). "Jesus sabe que eles não aceitam esta realidade — a realidade da cruz, a realidade da morte de Jesus — e então quer prepará-los para suportar o escândalo da paixão e da morte de cruz, a fim de que saibam que este é o caminho pelo qual o Pai celestial fará chegar à glória o seu Filho, ressuscitando-o dentre os mortos" (Papa Francisco, 17.02.2019).

A glória de Jesus manifestada na transfiguração se confirmará após sua paixão, morte e ressurreição. Portanto, é para a cruz que a transfiguração aponta como a dizer que não há glória sem o calvário. Por isso, Jesus desce da montanha com seus três discípulos a fim de retomar o caminho da missão que o levará ao sacrifício da própria vida.

Mais do que no aspecto radiante do Cristo transfigurado, devemos nos fixar na palavra que sai da nuvem. É a voz do Pai que manda escutar seu Filho amado (cf. Mc 9,7). Isso significa, não fazer tendas para permanecer ali, como propõe Pedro (cf. Mc 9,5), mas descer o monte e seguir o Cristo no caminho do sacrifício. Só participaremos da glória do Cristo se, antes, tivermos vivido a comunhão com Ele em sua paixão e morte de cruz.

A transfiguração nos ensina, portanto, que a glória de Jesus está reservada também para nós à medida que nos transfiguramos com ele. Como isso é possível? De duas maneiras: reconhecendo Jesus como o filho amado de Deus e escutando sua voz, isto é, obedecendo à sua palavra e assumindo em nossa vida seus projetos; descendo a montanha e fazendo o caminho do calvário que termina com a ressurreição.

Senhor, dá-nos a graça de, renovados e transfigurados em Cristo, participar um dia do esplendor de sua glória. Amém!

Comentários

  1. Senhor , ajude - me fixar na palavra que sai das nuvens, que é a voz do Pai , que manda que escutamos o Seu Filho amado. . Dá- nos a graça de lutarmos na vida diária contra o pecado que ao invés de trazer luz traz trevas. Ajude - nos a renunciarmos em nossa vida ao pecado , contemplando a Luz de Jesus que nos levam para a vida nova de Cristo.Que Deus, nos dê a graça de renovados e transfigurados em Cristo participarmos um dia do esplendor da Sua glória. Amem .

    ResponderExcluir
  2. "Senhor, dá-nos a graça de, renovados e transfigurados em Cristo, participar um dia do esplendor de sua glória. Amém!"

    ResponderExcluir
  3. A transfiguração de Jesus nos revela a glória e o poder de Deus que também age em nós de uma maneira concreta nos fazendo sair da nossa humanidade que é terra para conviver com a realidade do céu que está dentro de nós, no nosso espírito.

    ResponderExcluir
  4. São Tiago Nos alerta
    Eis a desordem na vida do cristão, a inclinação de nos colocarmos como mestres dos outros, o que traz grande prejuízo para a paz e para a fraternidade na comunidade.

    Salmo
    Senhor, calai todas as bocas mentirosas e a língua dos que falam com soberba, dos que dizem. Nossa língua é nossa força! Nossos lábios são por nós!
    Quem nos domina?

    O monte é o lugar da manifestação divina, e a cor branca da roupa de Jesus, impossível de obter neste mundo? Mostra sua total condição divina

    Senhor

    ResponderExcluir

Postar um comentário